F1: FIA confirma gigantes e três novatos, mas polêmica continua

Junto às novatas USF1, Campos Grand Prix e Manor Grand Prix, as equipes mais tradicionais da Fórmula 1 estão oficialmente inscritas para o Mundial 2010. Entretanto, a lista dos participantes divulgada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) nesta sexta-feira ainda não garante o futuro do campeonato, visto que as divergências com a Fota (associação de times da categoria) seguem sem ter sido contornadas.

Por causa do polêmico teto orçamentário de R$ 129 milhões imposto pela FIA para o ano que vem, McLaren, BMW, Renault, Toyota e Brawn GP foram confirmados na próxima temporada com reservas, tendo até 19 de junho para retirar suas restrições quanto ao regulamento e assegurar presença. Também integrantes da Fota, Ferrari, Red Bull e Toro Rosso reclamam viver a mesma situação, porém Max Mosley entende que os contratos assinados pelas três não podem ser rescindidos apesar das controvérsias.

O comunicado publicado pela entidade que rege o automobilismo mundial em seu site oficial ainda ratifica que Williams e Force India, times que se desentederam com os colegas atuais, seguirão na Fórmula 1, que contará também com três novas escuderias: os norte-americanos da USF1, comandados pelo antigo gerente da Williams Peter Windsor; os espanhóis da Campos, que atualmente disputam a GP2; e os britânicos da Manor, que são a principal surpresa das inscritas e ficaram conhecidas pela competitividade na Fórmula 3 Europeia.

De acordo com o site da revista londrina Autosport, ainda há mais três ou quatro novatos negociando sua entrada na Fórmula 1 como forma de precaução caso McLaren, BMW, Renault, Toyota e Brawn GP não cheguem a um acordo com Mosley. Vale lembrar que além dos escolhidos USF1, Campos Grand Prix e Manor Grand Prix, Brabham, Epsilon Euskadi, Lola, N.Technology, Prodrive e Superfund também pleitevam uma vaga entre as 13 escuderias que formarão o Mundial de 2010.

Fonte: Gazeta Esportiva.Net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *