F1: Instituto Barrichello Kanaan ganha prêmio por Responsabilidade Social

Na véspera de se tornar o piloto recordista de corridas disputadas em toda a história da Fórmula 1, neste final de semana, durante o GP da Turquia, Rubens Barrichello também foi premiado com o Instituto Barrichello Kanaan (IBK), que ganhou o Prêmio Nacional de Gestão Educacional 2008, na categoria Responsabilidade Social. O IBK foi premiado pelo projeto “Computação para a 3ª idade”, que desenvolve juntamente com o Colégio e Faculdade Certus. O programa teve início em 2006 e atende a diversos idosos até hoje. “É uma imensa satisfação para o IBK receber esse prêmio, pois mostra que estamos no caminho certo. Desde que iniciamos os nossos projetos, sempre acreditamos no desenvolvimento desse específico para os idosos. Temos que agradecer ao Colégio e Faculdade Certus pela incansável parceria”, destacou Christian Bartz, diretor do IBK. “Não se trata de um curso que visa à quantidade, mas a qualidade, respeitando o tempo e o momento que o idoso está vivendo”, afirmou William de Oliveira, gerente de projetos do IBK.

Além do premiado programa voltado a 3ª idade, outros projetos vêm sendo desenvolvidos pelo IBK, que foi inaugurado pelos pilotos Rubens Barrichello e Tony Kanaan. Amigos desde a infância, Rubinho e Tony se empenharam em traduzir o projeto social em realidade, e o IBK tornou-se oficial em novembro de 2005, com intuito de promover a atividade esportiva às crianças em situação de vulnerabilidade social da periferia de São Paulo como ferramenta buscando maior, melhora da auto-estima de cada um, além de resgatar os valores familiares. Seguindo nessa linha, um dos novos campos de atuação do IBK é uma parceria com o médico e jornalista Dr. Osmar de Oliveira, e o corpo médico da clínica que leva o seu nome, para visitarem todos os núcleos esportivos do IBK prestando uma avaliação física das crianças e adolescentes do projeto. A equipe de médicos, fisioterapeutas e ortopedistas estabeleceram um protocolo de avaliação com oito quesitos fundamentais para a prática esportiva com mais segurança para a própria criança. A equipe é formada pelo próprio Dr. Osmar de Oliveira, Dr. Cezar de Oliveira, Dr. Nemi Sabeh Jr, Prof. Oswaldo Damiani Jr e o Fisioterapeuta David Homsi.


   


Os núcleos atendidos pela clínica Dr. Osmar de Oliveira, foram um dos primeiros projetos colocados em prática pelo IBK, com as “Clínicas de Basquete”, que hoje possibilitas as crianças das instituições Casa do Zezinho, Colégio Paulino e Interlagos, a praticar a modalidade, sempre acompanhadas de excelentes profissionais. Os três núcleos recebem o suporte de contingente técnico, além de equipamentos adequados e a manutenção das quadras. Neste ano, já foram compradas novas tabelas para o núcleo de Interlagos, em parceria com o Autódromo de Interlagos. O primeiro bimestre do ano foram realizadas avaliações físicas, técnicas e comportamentais, além de estabelecer metas escolares com os educandos de cada instituição.


 


“Sempre que posso, visito uma das instituições e procuro passar que a vida digna que cada um traça no decorrer dos dias, vale muito mais do que qualquer vitória. Antes de vencerem no esporte, precisam ser vencedores na vida. Um dos objetivos do IBK é justamente esse, de proporcionarmos essa chance deles acreditarem na vida com determinação, disciplina e, acima de tudo, honestidade”, comentou Rubinho Barrichello, piloto que se tornará o recordista com 257 corridas disputadas na Fórmula 1. “Nós somos acostumados a vencer e a perder, mas precisamos dividir com essas crianças, adolescentes e com os idosos a superar as dificuldades sem perder o caminho. Acredito que os nossos projetos possam ajudar aqueles que precisam de uma direção, desde o relacionamento dentro de casa, até fora dela”, disse Tony Kanaan, campeão da Fórmula Indy de 2004, que se prepara para a principal prova de 2008, as 500 Milhas de Indianápolis, que acontece no dia 25 de maio.


 


Outras ações do IBk são em parcerias com eventos esportivos do país, como aconteceu na semana passada, durante a primeira etapa do Circuito Empresarial de Golfe, no Clube de Campo, em São Paulo. O IBK vem promovendo o Near Pin Solidário, com muitos golfistas aderindo e contribuindo com doações que fortalecem os projetos desenvolvidos nas periferias de São Paulo.


 


Cabe ressaltar que as ações do IBK,além do próprio investimento dos pilotos Rubens Barrichello e do Tony Kanaan, contam com empresas como G5 Blindagens, que representado por André Giaffone, neste ano renovou o apoio para as ações do IBK, e também a Pneus Levorin, da qual o IBK em nome de todo o público atendido agradece, pois vem fazendo a diferença, contribuindo e somando com os projetos do Instituto.



O IBK também recebe doações de empresas, apoiadores e incentivadores, além de eventos sociais de todo país e, também, do exterior. Em novembro deste ano, de 27 a 29, acontecerá a FEBRAGOLFE 2008, feira nacional de golfe, em São Paulo, que terá parte da arrecadação revertida ao IBK e aos seus projetos. Os interessados em colaborarem com o IBK podem acessar o site www.ibk.org.br e obter informações de como fazer a doação.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *