F1: Pré-temporada 2011 terá 15 dias de treinos

Depois de negociações, as equipes da F-1 decidiram manter os 15 dias de treinos antes do início da temporada 2011, ainda com a expectativa de conseguir um teste final em Bahrein.

A Associação das Equipes da Fórmula 1 (Fota) decidiu limitar os testes como uma das medidas de corte de gastos na categoria depois da recessão do ano passado. Neste ano, os 15 dias foram divididos em apenas quatro treinos, que foram pouco produtivos por causa das chuvas.

Após discussões no GP da Bélgica, as equipes decidiram manter o limite de 15 dias, que será dividido em quatro sessões. Um teste será de três dias, enquanto os outros três, de quatro dias. As sessões pré-2011 acontecem depois dos dois dias de testes dos pneus, em Abu Dhabi, que serão fornecidos pela Pirelli a partir do ano que vem, e também de treinos para os jovens pilotos.

Presidente da Fota, Martin Whitmarsh queria que houvesse mais testes, mas reconhece que nem todas as equipes estão recuperadas da crise de 2008. “Pessoalmente, eu gostaria que tivessem mais testes, mas respeito o fato de que ainda há equipes sofrendo”, disse. “Temos, pelo menos, seis testes, o que é um passo adiante, mas ainda não entramos em acordo sobre os testes durante o ano”.

Sobre a possibilidade de o último treino acontecer em Bahrein, palco da primeira corrida do campeonato neste ano, Whitmarsh disse que ainda não há nada decidido, mas o custo benefício tem que ser analisado. “Provavelmente, o último treino será em Bahrein, mas ainda não fechamos. Temos que ter certeza de que será algo econômico para as equipes pequenas”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *