F3 Alemã: Bandeira amarela custa o pódio para Derani na Holanda

Sem perceber, brasileiro conquistou uma posição em trecho interditado para ultrapassagens e foi penalizado com drive-thru

Uma situação circunstancial impediu o piloto brasileiro Pipo Derani, da equipe Motopark Academy, de ficar entre os três primeiros colocados da etapa disputada na manhã de hoje (8) do Campeonato Alemão de Fórmula 3, no circuito de 4.555 metros de Assen, na Holanda. A prova foi válida pela sexta rodada dupla da temporada 2010 da competição.

Depois de enfrentar problemas com o equilíbrio de seu Dallara/Volkswagen nos treinos de classificação realizados na sexta-feira (6), Derani conseguiu apenas a 12ª segunda posição no grid para prova deste domingo.

Embalado pelo bom resultado na prova de abertura da rodada, disputada ontem (7), quando foi o quinto colocado, depois de ultrapassar quatro carros logo na largada, Derani estava confiante em um bom resultado na corrida deste domingo. E tudo caminhava para que o piloto de apenas 16 anos conquistasse o seu primeiro pódio na atual temporada, quando uma penalização por ultrapassagem irregular, seguida de um pit stop para troca de pneus, tiraram o brasileiro da zona de pontuação.

Em mais uma largada fantástica, em que todos os pilotos largaram com pneus sulcados, por causa da pista ainda molhada pela chuva que caiu no início da manhã, o brasileiro conquistou seis posições. Poucas voltas adiante, com o acidente na curva 4, envolvendo o francês Tom Dillmann, vice-líder do campeonato, e o holandês Stef Dusseldorp, que seguiam à sua frente, Derani subiu para a quarta posição. Na volta seguinte, porém, sem perceber que a bandeira amarela ainda estava acionada naquele trecho, proibindo as ultrapassagens, Derani superou seu companheiro de equipe Jimmy Eriksson, da Suécia, alcançando a terceira colocação e o pódio. A manobra, porém, foi penalizada com o drive-thru e Pipo foi obrigado a fazer uma passagem pela área dos boxes.

A esta altura, com a pista já quase seca, todos os pilotos optaram por fazer um pit stop para colocar os pneus slick (lisos). Com isso, Derani teve de voltar aos boxes para a troca de pneus, já que durante as penalizações a equipe não pode fazer qualquer manutenção nos carros. Ao retornar para a pista, o mais jovem piloto brasileiro em atividade caiu para a 14ª posição, e ainda conseguiu efetuar duas ultrapassagens, antes de receber a bandeira quadriculada na mesma 12ª posição em que largou.

“Foi uma pena, já que havíamos conseguido melhorar o acerto do chassi e o carro estava bem competitivo na prova”, lamentou Derani. “Um pódio aqui teria sido muito importante para eu melhorar minha posição no campeonato, mas nem sempre as coisas acontecem do jeito que a gente quer. Paciência. Agora tenho que deixar isso para trás e me concentrar na próxima prova”, finalizou.

Mesmo com esse resultado, Derani continua entre os dez melhores pilotos do Campeonato, ocupando a décima posição, com 13 pontos.

Confira o resultado da etapa deste domingo (8) da F-3 Alemã, em Assen:*

1. Felix Rosenqvist (Suécia) – 18 voltas em 31min18s166
2. Markus Pommer (Alemanha) – a 18s946
3. Rene Binder (Áustria) – 22s067
4. Kevin Magnussen (Dinamarca) – a 23s067
5. Tom Dillmann (França) – 34s822
6. Bernd Herndlhofer (Alemanha) – 35s261
7. Alon Day (Israel) – 46s180
8. Willi Steindl (Áustria) – 46s423
9. Jimmy Eriksson (Suécia) – a 1min11s112
10. Gary Hauser (Luxemburgo) – 1min12s006
11. Nicolay Martsenko (Rússia) – a uma volta
12. Pipo Derani (Brasil) – a uma volta

Confira a classificação da Fórmula 3 Alemã após doze etapas:*

1. Tom Dillmann – 90 pontos
2. Daniel Abt – 73
3. Kevin Magnussen – 61
4. Stef Dusseldorp – 60
5. Felix Rosenqvist- 57
6. Markus Pommer – 28
7. Willi Steindl – 24
8. Jimmy Eriksson – 22
9. Alon Day – 16
10. Pipo Derani – 13

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *