F3 Alemã: Rafael Suzuki conquista o quarto pódio na temporada

Piloto brasileiro termina a 12ª etapa do campeonato em terceiro lugar e entra de vez na briga pela vice-liderança da competição.

O piloto brasileiro Rafael Suzuki fechou a rodada deste final de semana da Fórmula 3 Alemã – disputada em Assen, na Holanda – com mais um pódio na temporada e se garantindo entre os três melhores do campeonato. Com esse resultado, Suzuki descontou mais pontos em relação ao holandês Stef Dusseldorp – que ocupa a segunda posição na tabela de pontos –, e entra de vez na briga pelo vice-campeonato. A diferença entre eles é de dez pontos, e 72 ainda estão em jogo até o final da temporada.

A desvantagem do brasileiro, no entanto, poderia ser ainda menor não fosse uma estranha punição recebida por ele logo após a prova deste domingo – por volta das 10h da manhã no horário de Brasília. Rafael, de fato, cruzou a linha de chegada na segunda colocação, mas recebeu meio segundo de penalidade depois da corrida.

“Foi uma punição muito estranha. Nunca vi ninguém ser penalizado em meio segundo”
, lamentou Rafael. “Na saída para a volta de apresentação meu carro apagou no grid e eu perdi duas posições nesse momento. Mas ainda antes da primeira curva os dois pilotos deram passagem e eu recuperei meu lugar. O que é completamente normal”, explicou. “Mas os comissários alegaram essa recuperação de lugar para aplicar a punição”, completou Suzuki. “Ainda pensamos em protestar essa decisão, mas os organizadores da categoria disseram que esse tipo de penalização costuma ser de 10 ou 20 segundos no tempo. Então para não correr o risco de perder mais posições e pontos na corrida, não vamos apelar, embora tenha sido tudo muito estranho”, salientou.

Mesmo com a punição deste domingo, Rafael fechou com saldo bastante positivo a estreia na equipe HS Technik – depois de ter disputado a primeira etapa do ano pela Performance Racing, que passa por problemas financeiros. “Os resultados do final de semana ficaram acima das nossas expectativas. Foi tudo muito bom aqui na Holanda”, destacou Rafael. “Consegui me manter na briga pela segunda posição do campeonato e a equipe conquistou aqui os seus melhores resultados nesse ano”, lembrou o piloto.

A HS Technik fechou o domingo com dois dos seus três pilotos no pódio: Rafael Suzuki foi o terceiro e, com a punição, seu companheiro de equipe, Harald Schlegelmich, passou a ser o segundo colocado da corrida. Atrás apenas do vencedor Laurens Vanthoor, que também é o líder do campeonato.

“Foi muito bom começar o trabalho com uma equipe nova dessa maneira. Sem dúvida é um grande incentivo para brigar pelo vice-campeonato e continuar tentando uma vitória neste ano”
, avaliou Suzuki. Restam agora seis corridas para o fim da temporada 2009 da Fórmula 3 Alemã. O próximo desafio dos pilotos será entre os dias 21 e 23 de agosto no autódromo de Nurburgring, na Alemanha.

Confira quem foram os 10 primeiros colocados na 12ª etapa da F3 Alemã:

1- Laurens Vanthoor (BEL, Van Amerstoof Racing – Dallara Volkswagen), 18 voltas em 30m52s463
2- Harald Schlegelmich (LET, HS Technik – Dallara Mercedes-Benz), a 14s670
3- Rafael Suzuki (BRA, HS Technik – Dallara Mercedes-Benz), a 15s265
4- Stef Dusseldorp (HOL, Van Amerstoof Racing – Dallara Volkswagen), a 17s317
5- Adderly Fong (CHI, Performance Racing – Dallara Volkswagen), a 20s727
6- Nico Monien (ALE, Zettl Sportsline – Dallara Mercedes-Benz), a 20s952
7- Nicolas Marroc (FRA, Racing Experience – Dallara Mercedes-Benz), a 23s328
8- Max Nilsson (SUE, Swiss Racing Team – Dallara OPC), a 26s220
9- Sergey Chukanov (UCR, Stromos Art-Line – Dallara OPC), a 31s189
10- Gary Hauser (LUX, Racing Experience – Dallara Mercedes-Benz), a 41s092

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *