F3 Inglesa: Equipes já se preparam para corrida em Monza

Dezenove pilotos foram até o circuito de Snetterton, bastante semelhante ao traçado italiano, para realizar ajustes para a prova.

Mesmo faltando praticamente duas semanas para a quinta rodada dupla da temporada da Fórmula 3 Inglesa, que será disputada no dia 24, em Monza, na Itália, pilotos e equipes já estão com os carros devidamente ajustados para um dos circuitos mais velozes e desafiadores do calendário. Nesta terça-feira (12), dezenove participantes entraram na pista de Snetterton, na Inglaterra, para experimentar os ajustes pensando na próxima prova, com ótimos resultados para o brasileiro Alberto Valerio, da Carlin. Ele foi o segundo mais rápido pela manhã e o terceiro à tarde, sem que houvesse sequer a preocupação de registrar bons tempos, tanto que foi um dos únicos a usar apenas um jogo de pneus.

A escolha da pista de Snetterton para os ensaios não foi por acaso. O traçado tem uma série de semelhanças com o circuito italiano. Entre elas, o fato de possuir chicanes e uma curva rápida e de grande força gravitacional (parecida com a Parabólica). “As reações do carro aqui são muito parecidas com as de Monza, o que ajuda bastante no acerto e nos permite adiantar o trabalho”, revela Alberto Valerio, que saiu extremamente satisfeito e motivado com o próprio desempenho. “Foi um dia muito positivo”, afirma o piloto mineiro, que vem de dois pódios na última rodada dupla.

Os resultados recentes aumentaram a confiança do time para as próximas corridas. “Depois desta seqüência de provas andando na frente, a equipe passou a apostar muito mais em mim, já que por diversas vezes estive na posição de principal piloto da Carlin. Eles sabem que falta apenas um pouquinho de sorte para eu conquistar a primeira vitória. Chegamos perto em algumas oportunidades e teremos uma nova chance em Monza”, analisa Alberto Valerio, que nunca correu no circuito italiano, mas chegou a fazer um teste de Fórmula 3000 por lá, durante a pré-temporada.

“Até o ano passado, corríamos em Mugello, então tem muita gente que não conhece a pista. Só que o Stephen Jelley e o Marko Asmer, que estavam na categoria na temporada anterior, disputaram uma prova lá, o que representa uma certa vantagem, principalmente porque são pilotos que estão andando na frente. Mas as nossas condições atuais certamente nos permitem pensar no pódio e mais uma vez na minha primeira vitória”, conclui Alberto Valerio, que esteve três vezes entre os três primeiros neste ano. O líder do campeonato é Marko Asmer, seguido por Sam Bird e Stephen Jelley.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *