F3 Inglesa: Ernesto Otero estréia na categoria neste fim de semana

Piloto carioca fará a etapa de Silverstone depois de impressionar os engenheiros da Räikkönen Robertson Racing nos testes realizados em Pembrey.

O piloto carioca Ernesto Otero fará neste fim de semana sua estréia no Campeonato Inglês de Fórmula 3, que terá a oitava rodada dupla da temporada de 2007 disputada no Autódromo de Silverstone. Vindo da Fórmula 3 Sul-Americana, Ernesto realizou nesta semana um teste com o monoposto da equipe Räikkönen Robertson Racing no circuito de Pembrey, e impressionou os engenheiros pela rápida adaptação ao traçado e pela naturalidade com que passou informações sobre o carro. Após o treino, foi confirmado para a rodada dupla deste domingo.

“Fiquei muito animado com o treino, e estou me entendendo bem com a equipe”, declarou o piloto. “Gostei do set up e da forma de trabalho do time, que é bastante profissional. Senti que meu carro tem um freio muito eficiente, e também gostei do desempenho do motor. Embora ele seja menos potente que o da Fórmula 3 Sul-Americana, tem bastante torque e por isso não senti grande diferença para o carro que eu estava acostumado a pilotar no Brasil”, acrescentou Otero.

Nos testes realizados em Pembrey, Ernesto não teve a companhia dos outros pilotos da Räikkönen Robertson, e de nenhum outro carro de Fórmula 3 – apenas um Fórmula BMW e um Fórmula Renault testaram naquele dia. Por esse motivo, teve como referência para seu desempenho apenas os números do sistema de aquisição de dados da equipe, que registraram tempos considerados próximos do ideal para aquela pista, e ótimos para as condições do traçado.

“Fiquei a 0s3 do tempo considerado ideal, mas as condições do asfalto não eram as melhores. Como eu não conhecia esse traçado, que embora seja curto não é considerado dos mais fáceis, meu engenheiro ficou satisfeito e também achou o treino muito positivo”, continuou o brasileiro.

Ernesto Otero vai estrear no automobilismo europeu pela National Class, que é a classe Light da Fórmula 3 Inglesa. O atual líder da categoria é o mexicano Sérgio Perez, que tem 215 pontos no campeonato. Em segundo está o chinês Cong Fu Cheng, que tem 205. O primeiro treino oficial para a rodada de Silverstone será realizado nesta sexta-feira. A programação do evento prevê o treino classificatório para o sábado, e as duas corridas para o domingo – uma no período da manhã e outra no período da tarde.

Foto: Luca Bassani

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *