F3 Sulamericana: Dia favorável aos estreantes em Tarumã

Se a primeira rodada dupla da Fórmula 3 Sul-Americana foi dominada pelos poucos veteranos que compõem o grid de largada da categoria em 2007, a etapa deste fim de semana no Autódromo de Tarumã, na Grande Porto Alegre, está sendo favorável aos estreantes no campeonato – que ocuparam duas das cinco primeiras posições ao final da prova.

Neste sábado, na terceira etapa da temporada, a vitória ficou com o novato brasiliense Geovani Cerutti, da equipe Castilho Motorsport, que largou na pole position e liderou de ponta a ponta. Na seqüência terminaram Felipe Ferreira (Bassan Motorsport) e Fabio Beretta (Bassani Racing) – os veteranos mais bem colocados –, e em quarto chegou o estreante Mario Romancini, da Cesário Fórmula.

Como era esperado, a largada definiu as primeiras posições da prova. Cerutti manteve a ponta, Ferreira e Beretta logo assumiram o segundo e o terceiro lugares e Romancini garantiu o quarto lugar. Clemente Faria Jr. teve problemas, largou mal e abandonou em seguida, por quebra da embreagem. “Fiquei espremido na largada e acabei caindo para o quarto lugar. Isso me custou o pódio porque meu ritmo de corrida era muito parecido com o do Beretta e do Ferreira. E aqui em Tarumã, com carros quase iguais, é muito difícil ultrapassar. No final eu estava um pouco mais rápido que o Beretta, mas não consegui ganhar a posição”, lamentou Romancini.

O quarto lugar, no entanto, foi comemorado pelo estreante paulista, que havia realizado apenas três treinos particulares com a equipe Cesário Fórmula em Campo Grande, antes do início da programação oficial do fim de semana. “Foi uma ótima estréia. Passei perto do pódio em minha primeira corrida na categoria, e estou satisfeito. Vou fazer o possível para conseguir uma boa largada no domingo, para voltar a pontuar”, completou Romancini, que larga em sétimo na etapa de amanhã.

Ao contrário do previsto, a terceira etapa da Fórmula 3 Sul-Americana não foi interrompida nenhuma vez pela entrada do safety car. Entre os poucos abandonos, o mais significativo foi do mineiro Clemente Faria Jr., companheiro de equipe de Romancini na Cesário Fórmula. Ele deixou a prova na segunda volta e viu sua vantagem para Fernando Galera na classificação geral se extinguir: ambos estão empatados com 20 pontos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *