F3 Sulamericana: Lucas Foresti largará da terceira posição na primeira prova de Curitiba

O piloto brasiliense Lucas Foresti (Cesário Fórmula), de 17 anos, está na cidade de Curitiba, capital do Paraná, onde disputará neste final de semana a segunda rodada do Campeonato Sul-Americano de Fórmula-3. A corrida terá lugar no moderno Autódromo Internacional de Curitiba, uma das pistas mais bem estruturadas do país.



Foresti, que foi um dos destaques na última semana, em Brasília, na rodada inaugural da competição, chegou ao Paraná animado para a conquista de mais pontos e a diminuição de sua diferença em relação aos lideres do Certame.

A programação oficial deste evento que compreenderá a terceira e quarta etapas teve início ao meio dia de hoje com uma sessão de treinos livres. Apesar de já ter treinado com a equipe Cesário Fórmula neste autódromo, na pré-temporada, Lucas teve neste primeiro treino a oportunidade de acertar o carro para uma condição de tempo bastante frio e, consequentemente, uma pista com baixa aderência. Assim, após vários ajustes e mudanças nas posições de asas dianteiras e aerofólio o piloto terminou o treino na quinta posição.

Duas horas depois, no meio da tarde, aconteceu a segunda sessão livre. Com uma estratégia traçada para utilizar bem a meia hora deste segundo treino Lucas logo foi para a pista. Porém, ao completar apenas duas voltas, a sessão foi interrompida em virtude de um acidente envolvendo o piloto Igor Veras. Minutos depois a pista foi liberada e os carros voltaram ao treino. Foresti retornou ao traçado para conferir os ajustes que tinha terminado o primeiro treino e já começava a virar rápido quando, começou a chover. Com a pista molhada a equipe trabalhou rápido para alterar o “setup” do F-3 de Lucas, mas, mesmo assim, o piloto somente conseguiu dar duas voltas e voltou para os boxes com o treino encerrado.

Confiante nos ajustes feitos no primeiro treino o piloto da Cesário Fórmula passou a se concentrar na tomada de tempos que estava por vir. Pontualmente às 17 horas a sessão classificatória foi iniciada, já com a pista completamente seca. Desde o começo Lucas se destacou e registrou um tempo bastante rápido, que lhe garantia, naquele instante, a pole-postion. Até os cinco minutos finais Foresti mantinha-se na primeira posição, mas, neste momento, ele acabou sendo superado por Leonardo Cordeiro, seu companheiro de equipe, que acabou fincando com a pole e Cláudio Cantelli, que registrou o segundo melhor tempo. Com a marca de 1m14s016 Lucas abrirá a segunda fila partindo para a corrida da terceira etapa na terceira posição.

“Passei perto de conseguir a pole, mas, nos momentos finais e o Léo e o Cantelli me passaram. O tempo aqui está muito frio e, diferente de outros lugares, quanto mais voltas damos o carro vai melhorando. Os pneus, os freios e até mesmo o motor demoram muito para esquentar. Mas, temos um bom equipamento para as duas corridas e, tenho certeza, brigaremos novamente pela pole-position da corrida de domingo”, encerrou animado o brasiliense.

Neste sábado, as dez da manhã, acontecerá a tomada de tempos para a corrida de domingo e, as três e meia da tarde, a terceira etapa do Campeonato. No domingo, no mesmo horário, será disputada a prova da quarta etapa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *