F3 Sulamericana: Pilotos conhecerão pista inédita em apenas uma hora de treino

A programação começa na sexta-feira já em ritmo acelerado: depois de dois treinos curtos, grid de novatos define a pole position.

Sem nunca ter competido oficialmente no Autódromo Oscar Cabalén, em Córdoba (Argentina), a nova geração do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 terá apenas uma hora de ensaios nesta sexta-feira para desvendar os segredos do traçado e do respectivo acerto do Dallara F301/Ford-Berta para os 4.045 metros da pista. Em seguida, pilotos e equipes irão diretamente para a tomada de tempos que definirá o grid para a 9ª etapa, corrida que será disputada no sábado a partir das 15h12.

Nenhum dos pilotos inscritos já competiu naquele circuito e, embora alguns tenham se antecipado e contratado treinos particulares com F-3 antigos de equipes locais visando uma melhor familiarização, todos esperam dificuldades: “Não vai ser fácil acertar o carro para essa pista”, avisou Rodolpho Santos (Neo Química/Palu Suisse/Wurth), que deu cerca de 30 voltas em um F-3 no sábado passado. “O layout da pista é complexo, mistura um setor de altíssima velocidade com outro extremamente travado. Uma hora de treino é pouco tempo para solucionar esse quebra-cabeças e chegar perto do acerto ideal. Então, quando formos para a tomada de tempos válida pela nova etapa, já nesta sexta-feira, acredito que ninguém terá compreendido os limites do carro, sua capacidade de aderência e possibilidades aerodinâmicas nas curvas de alta velocidade”, conclui o estreante goiano.

A Fórmula 3 Sul-Americana participará de um evento conjunto que contará ainda com as categorias TC2000, Fórmula 4, Fórmula Renault 1.6 e Copa Mégane. No sábado, a F-3 vai diretamente para a segunda tomada de tempos, a partir das 9h15, válida pela 10ª corrida da temporada – marcada para as 9h18 do domingo. As duas provas do fim de semana terão 30 minutos de duração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *