F3000 Européia: Apesar de ser mais uma pista desconhecida, o paulista mostra confiança

Piloto brasileiro disputa os torneios Europeu e Italiano pela equipe Elk Motorsport, e já acumula um terceiro e um quinto lugares nas duas primeiras corridas do calendário.

A julgar pelo resultado das duas primeiras etapas da Fórmula 3000 Euroseries, o brasileiro Luiz Razia caminha para mais um bom campeonato em sua segunda temporada no automobilismo europeu. Campeão Sul-Americano de Fórmula 3 em 2006, ele conquistou a terceira colocação na F-3000 no ano passado, e em 2008 já acumula um terceiro e um quinto lugares nas duas primeiras corridas do calendário. Estes resultados o alçaram à terceira posição nos campeonatos Europeu e Italiano da categoria, este último formado por parte das provas do circuito Euroseries.

“Estou muito satisfeito em minha nova equipe e espero completar mais uma boa temporada”, disse Razia. “Ter começado o ano com pódio foi ótimo, e isso representou uma grande evolução em relação à minha temporada de estréia na categoria. Na segunda corrida, em Spa, consegui o quarto lugar no grid, mas durante a prova meu carro não teve o rendimento ideal e terminei em quinto. Mesmo assim deixei a Bélgica com um resultado positivo, e seguimos para a etapa da Espanha com boas expectativas”, declarou o brasileiro.

Composta por apenas oito corridas, a temporada da F-3000 Euroseries tem quatro provas válidas pelo campeonato italiano, entre elas a de Valência, no dia 29 de junho, que representa o terceiro desafio do ano para os pilotos. Por esta razão, a corrida espanhola torna-se ainda mais importante para o brasileiro, que pode assumir a liderança em ambas as competições caso conquiste sua primeira vitória na temporada. Em 2008, Luiz Razia tem como companheiros de equipe o francês Nicolas Prost, filho do tetracampeão mundial de Fórmula 1 Alan Prost, e o brasileiro Fabio Beretta.

O resultado completo da segunda etapa da temporada, realizada no último fim de semana em Spa, na Bélgica, e a classificação dos campeonatos Europeu e Italiano após duas corridas são:

2ª Etapa:

1) Pastor Maldonado (GP Racing), 39min02s680
2) Davide Rigon (TP Formula)
3) Fabio Onidi (GP Racing)
4) Nicolas Prost (ELK Motorsport)
5) Luiz Razia (ELK Motorsport)
6) Juan Ramon Zapata (Emmebi Motorsport)
7) Marìa de Villota (Emilio De Villota Motorsport )
8) Fabio Beretta (Elk Motorsport)
9) Omar Leal (Durango)
10) Francesco Dracone (Emmebi Motorsport)

Melhor volta: Pastror Maldonado 2min10s021


Campeonato Europeu:

1) Fabio Onidi, 22
2) Nicolas Prost, 15
3) Luiz Razia e Roldan Rodriguez, 14
5) Pastor Maldonado, 11
6) Davide RFigon, 9
7) Fabio Beretta, 6
8) Omar Leal, 5
9) Juan-Ramon Zapata, 3
10) Matteo Cozzari, 2
11) Maria de Villota, 2
12) Francesco Dracone, 1

Campeonato Italiano:

1) Fabio Onidi, 16
2) Roldan Rodriguez, 14
3) Luiz Razia e Nicolas Prost, 10
5) Omar Leal, 5
6) Fabio Beretta, 5
7) Matteo Cozzari, 2
8) Francesco Dracone, 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *