F4 Sudam: Frederick Balbi vence primeira prova e faz história na F4 Sudam

Uruguaio assume liderança na sétima volta e coloca seu nome como o primeiro vencedor do novo campeonato de automobilismo da América do Sul

Frederick Balbi entrou para a história da F4 Sul-americana (Sudam). O piloto uruguaio venceu neste sábado a primeira prova da rodada dupla de abertura da categoria, que foi realizada na cidade de Mercedes, no Uruguai. Balbi, que largou da quarta posição, assumiu a liderança na sétima volta e completou as 22 voltas da prova em 30min57s828. Bruno Baptista cruzou em segundo, seguido de perto por Felipe Ortiz, que completou o pódio. Além da vitória, o uruguaio estabeleceu a volta mais rápida da corrida e ganhou mais um ponto na classificação do campeonato.

“Não tenho palavras para descrever minha alegria neste momento. É um sonho vencer a primeira corrida da F4 Sudam”, afirmou o piloto de 18 anos, que foi vice-campeão da F4 Uruguaia em 2012. “Fizemos uma corrida consistente, assumimos a liderança da prova no momento certo e isso foi fundamental para conquistarmos a vitória. No final, precisei poupar os pneus, já que não podemos trocá-los para a corrida de amanhã. Vamos largar da sexta posição e o objetivo é continuar somando pontos”, complementou.

Com o segundo lugar, Bruno Baptista foi o melhor brasileiro na prova. O piloto de 17 anos gostou de seu desempenho em sua primeira corrida com monoposto. “Larguei muito bem e assumi a ponta da prova, mas na sétima volta dei uma escapada que me jogou para a quinta posição. Porém, nosso carro estava rendendo muito bem e fiz uma prova de recuperação, ultrapassando um a um até chegar na segunda posição. Só faltou a vitória, mas vamos com tudo amanhã”, explicou.

Assim como Baptista, Felipe Ortiz também fez uma corrida de recuperação. Pelas circunstâncias, o piloto aprovou o resultado final. “Estou muito satisfeito com nosso trabalho na prova por tudo o que aconteceu. Na largada, tive problemas com as luzes do farol e fui para penúltimo. Por isso, a corrida foi de recuperação e muito divertida. Acho que o resultado pode ser considerado muito bom”, relatou.

Sábado repleto de atividades

As atividades começaram logo pela manhã. No segundo treino livre, o paulista Enzo Bortoleto dominou a sessão e trouxe Bruno Baptista logo atrás, formando a dobradinha brasileira. Os uruguaios Frederick Balbi e Francisco Cammarota – o mais rápido do primeiro treino livre – vieram na sequência. O argentino Alessandro Salerno ficou com o quinto posto. O brasileiro Felipe Ortiz, o uruguaio Federico Ensslin e o argentino Mauro Marino apareceram mais atrás.

Na classificação, o domínio foi novamente brasileiro. Com tempo nublado, os pilotos saíram em busca das melhores marcas, todos com pneus novos como determina o regulamento da categoria. Enzo Bortoleto não deu chances aos adversários e cravou a primeira pole da F4 Sudam com o tempo de 1min22s466 – mais de um segundo mais rápido que a melhor marca de ontem. A pole garantiu ao paulista o primeiro ponto do campeonato. Bruno Baptista e Felipe Ortiz também demonstraram evolução e garantiram as posições seguintes do grid.

A largada para a primeira prova aconteceu no fim do dia. Na pole, Bortoleto teve problemas com as luzes do farol e ficou parado no grid. Ortiz também cometeu o mesmo erro e ambos caíram para as últimas posições. Baptista e Balbi pularam para a ponta e permaneceram como líderes da corrida. Porém, a escapada do brasileiro na sétima volta abriu caminho para o uruguaio conquistar a primeira vitória. Em prova de recuperação, Ortiz subiu para terceiro, com Federico Ensslin e Bortoleto entre os cinco primeiros.

A segunda corrida do fim de semana tem largada prevista para domingo, às 11h20 (horário de Brasília). O formato do grid será invertido entre os seis primeiros colocados.

Resultado final da primeira corrida:
1) Frederick Balbi (URU) – 22 voltas – 30min57s828
2) Bruno Baptista (BRA) – a 3s019
3) Felipe Ortiz (BRA) – a 5s597
4) Federico Ensslin (URU) – a 13s170
5) Enzo Bortoleto (BRA) – a 14s702
6) Alessandro Salerno (ARG) – 25s221
7) Mauro Marino (ARG) – a 39s955
8) Francisco Cammarota (URU) – abandonou

Grid de largada para a segunda corrida:
1) Alessandro Salerno (ARG)
2) Enzo Bortoleto (BRA)
3) Federico Ensslin (URU)
4) Felipe Ortiz (BRA)
5) Bruno Baptista (BRA)
6) Frederick Balbi (URU)
7) Mauro Marino (ARG)
8) Francisco Cammarota (URU)

Classificação do campeonato:
1) Frederick Balbi (URU) – 26 pontos
2) Bruno Baptista (BRA) – 18 pontos
3) Felipe Ortiz (BRA) – 15 pontos
4) Federico Ensslin (URU) – 12 pontos
5) Enzo Bortoleto (BRA) – 11 pontos
6) Alessandro Salerno (ARG) – 8 pontos
7) Mauro Marino (ARG) – 6 pontos
8) Francisco Cammarota (URU) – 4 pontos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *