Fórmula BMW: Henrique Martins disputa campeonato Europeu em 2008 e correrá junto com a Fórmula 1

Após uma carreira bem sucedida no kartismo nacional, piloto estréia no automobilismo pela equipe Eifelland Racing.

2008 será um ano de transição e bastante aprendizado para o paulista Henrique Martins (Grupo Agrenco/XR/Terlogs), de apenas15 anos. Depois de se destacar no kartismo brasileiro, o piloto já está de malas prontas para disputar em 2008 a Fórmula BMW Européia. Martins defenderá a equipe Eifelland Racing, com quem realizou 12 testes no ano passado, nos mais variados circuitos: Pau Arnos e Mas du Clos (Fra), Braga (Por), Hungaroring (Hun), Valência e Barcelona (Esp).

Campeão Paulista Light de Kart, vice-campeão Brasileiro e Paulista, Henrique está ciente do duro desafio que terá pela frente, estreando em monopostos no automobilismo europeu. Além disso, nesta temporada a Fórmula BMW estará ainda mais forte, já que uniu os campeonatos Alemão e Inglês. Cerca de 30 carros deverão disputar as 16 provas da temporada. Outra grande novidade é que das 8 rodadas duplas, sete serão nos mesmos finais de semana que as provas de Fórmula 1, o que torna a categoria uma enorme vitrine para as escuderias do principal campeonato do mundo.

“Ter um bom resultado na Fórmula BMW pode ajudar muito a carreira de um piloto no exterior, porque existe a possibilidade de se ter o apoio da montadora, que é uma das mais fortes da Fórmula 1. No automobilismo atual, esse tipo de suporte é fundamental para um piloto. Além disso, o campeonato é muito forte e tem atraído pilotos do mundo inteiro”, declarou Martins, explicando os motivos que o levaram direto do kart para o automobilismo Europeu.

Nesta primeira temporada, o piloto vai viver no Brasil, viajando para a Europa nas semanas das etapas. “Como a categoria não permite muitos treinos, preferi continuar morando no Brasil neste primeiro ano e viajando para as corridas, assim também posso continuar meus estudos por aqui”.

Henrique participará do primeiro teste coletivo para a temporada, nos dias 26 e 27 de fevereiro, em Monza (Ita), e terá mais uma chance para conhecer o carro e se adaptar ao motor de 140 cavalos de potência. “Sei das dificuldades que enfrentarei neste primeiro ano, pois tenho pouca experiência com o carro, com as pistas, mas espero andar próximo dos pilotos que já estão em sua segunda temporada. O meu grande objetivo é ser o melhor estreante de 2008, já que o título de ‘Rookie of the Year’ já garante ao piloto o apoio da BMW”, comentou.

Nos testes realizados no ano passado, Martins mostrou uma boa performance e conseguiu andar próximo dos tempos dos demais pilotos da equipe. “O carro é bem diferente do kart. Só o fato de ter suspensão já muda muito e torna as coisas mais difíceis”, destacou o paulista.

Pelo regulamento da Fórmula BMW, um piloto que disputa um dos seus campeonatos tem o direito de correr duas rodadas da categoria em outros continentes. Por isso, Martins também pretende participar de provas da Fórmula BMW Américas, uma delas em Interlagos (SP).

A temporada da Fórmula BMW Européia está prevista para começar nos dias 25, 26 e 27 de abril, em Barcelona (Esp).

Confira o calendário provisório:
25, 26 e 27 de abril: 1ª rodada – Barcelona (Esp) – 1ª e 2ª etapas
Data a ser definida: 2ª rodada – Local a ser definido – 3ª e 4ª etapas
4, 5 e 6 de julho: 3ª rodada – Silverstone (Ing) – 5ª e 6ª etapas
18, 19 e 20 de julho: 4ª rodada – Hockenheim (Ale) – 7ª e 8ª etapas
1, 2 e 3 de agosto: 5ª rodada – Hungaroring (Hun) – 9ª e 10ª etapas
22, 23 e 24 de agosto: 6ª rodada – Valência (Esp) – 11ª e 12ª etapas
5, 6 e 7 de setembro: 7ª rodada – Spa-Francorchamps (Bel) – 13ª e 14ª etapas
12, 13 e 14 de setembro: 8ª rodada – Monza (Ita) 15ª e 16ª etapas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *