Fórmula SP: Mineiro enfrenta a chuva paulista e vence em Interlagos na abertura

Victor Corrêa, de Alfenas (MG), liderou de ponta a ponta e estabeleceu a volta mais rápida debaixo de chuva intermitente.



Este será um final de semana inesquecível para o piloto Victor Corrêa (Unifenas/Flash Power/Alpie Competições), que venceu de ponta a ponta a prova de abertura do Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo, realizada no último domingo (11/2) debaixo de forte chuva no Autódromo de Interlagos, zona sul de São Paulo. O representante de Alfenas completou as 18 voltas em 36min27s949, com vantagem de 21s354 sobre o paulista Caio Lara (O Corsário Motel/Eclipse Hotel/Alpie Competições) e 36s177 sobre o amazonense Márcio Pasaneli (Proview/Gov. Amazonas/ Alpie Competições), que recebeu a bandeirada em terceiro. “Estou muito feliz pela minha primeira vitória no automobilismo. Desde a minha estréia no kartismo, há sete anos atrás, estamos trabalhando para colher os frutos num momento como este”, comemorou o piloto de apenas 16 anos de idade, que também estabeleceu a volta mais rápida com a marca de 2min00s051.


 


Durante toda a semana os treinos livres oscilavam entre pista seca e molhada, e Victor mesmo assim mantinha as melhores marcas de cada dia. Na qualificação, no sábado (10/2), tudo ia tranqüilo a favor do jovem mineiro que liderava a tabela de tempos até a última volta, quando no último minuto o catarinense Alisson Paulinelli (Virtual Panorâmico/Dragão Motorsport) lhe tomou a pole-position, por apenas 51 milésimos de segundo.


 


No domingo, com a chuva desabando sobre o circuito de 4.309 metros pouco antes da largada, todos os 14 pilotos do grid da Fórmula São Paulo largaram com pneus ‘biscoito’, próprios para piso molhado. Victor largou muito bem e assumiu a liderança imediatamente, e só foi aumentando a diferença sobre os seus adversários até atingir 30 segundos. Nas duas últimas voltas ele diminuiu o ritmo para manter uma margem segura. “O carro estava muito bom. Devo a vitória ao trabalho e competência da Alpie Competições”, elogiou o time que colocou os seus três carros nas três primeiras posições do pódio. “Dedico esta minha primeira vitória aos meus pais, que sempre acreditaram em mim, e aos meus patrocinadores, que depositaram muita confiança para que eu chegasse a esta vitória”, lembrou o piloto da Unifenas/Flash Power.


 


Com o fim da Fórmula Renault, a Fórmula São Paulo passou a ser a única categoria brasileira de monopostos, e preparatória dos pilotos que desejam prosseguir para as modalidades internacionais, como a Fórmula 3. Mesmo sendo batizada com o nome do estado de São Paulo, justamente por concentrar as corridas em Interlagos, a categoria passa a atingir um status nacional, devido à tamanha adesão de participantes de todo país. Nesta primeira prova de 2007 seis diferentes estados estão representados: Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Espírito Santo.


 


Na Fórmula São Paulo todos os monopostos utilizam chassi Techspeed equipados com motor AP 1.8, com 136 cavalos de potência, que chegam a 230 km/h. O câmbio utilizado é o Hewland, o mesmo usado na Fórmula 3 Sul-Americana. Para deixar a disputa com maior igualdade, há apenas um preparador de motores para todos os competidores.


 


A segunda etapa do Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo será realizada dia 4 de março, novamente no Autódromo de Interlagos.


 


O resultado oficial da 1ª etapa do Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo foi:


1. Victor Corrêa (MG), Unifenas/Flash Power/Alpie Competições, 18 voltas em 36min27s949;


2. Caio Lara (SP), O Corsário Motel/Eclipse Hotel/Alpie Competições, a 21s354;


3. Márcio Pasaneli (AM), Proview/Gov. Amazonas/Alpie Competições, a 36s177;


4. Thiago Calvet (RJ), Alfaparf/Iaconelli, a 38s075;


5. Leandro Florenzo (SP), Dynamics Perícias/PropCar, a 40s562;


6. Paulo Meyer (SP), Interkart, a 1min00s359;


7. Alisson Paulinelli (SC), Virtual Panorâmico/Dragão Motorsport, a 1min28s987;


8. Gabriel Tojal (SP), Agecom/Vorax/GTM2, 1min58s668;


9. Thiago Massa (SP), GTM2, a 1 volta;


10. Felipe Leonardos (SP), Opus Papéis/Massoni Racing, a 1 volta.


 


A pontuação do Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo está assim:


1. Victor Corrêa (MG), 21 pontos


2. Caio Lara (SP), 15


3. Márcio Pasaneli (AM), 12


4. Thiago Calvet (RJ), 10


5. Leandro Florenzo (SP), 8


6. Paulo Meyer (SP), 6


7. Alisson Paulinelli (SC), 5


8. Gabriel Tojal (SP), 3


9. Thiago Massa (SP), 2


10. Felipe Leonardos (SP), 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *