Fórmula Universitária recebe aval do governo do Mato Grosso do Sul

O carro de corrida preparado pelos acadêmicos de Engenharia Mecânica e Mecatrônica Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) para disputar a Fórmula Universitária é uma das atrações da Expo MS Industrial, que acontece dia 22 de maio em Campo Grande.

Projeto educacional-desportivo desenvolvido pela 63MKT, em parceria com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a modalidade reunirá equipes formadas por instituições de ensino de todo o país, que disputarão um campeonato dividido em 15 corridas. As provas servirão como preliminar da Fórmula 3 Sudamericana Petrobras nos circuitos brasileiros.
 
O monoposto da UCDB já passou pelos primeiros testes em pista, realizados no último fim de semana no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília. “Foi um resultado excelente e premia a dedicação dos acadêmicos da UCDB, que se empenharam em arrumar o carro e deixá-lo preparado para a competição”, avaliou o coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Mecatrônica, Mauro Conti Pereira.
Estiveram envolvidos cerca de 20 acadêmicos, sob a supervisão do professor Vinicius de Souza Morais. A ideia, agora, é formar uma equipe multidisciplinar, com representantes também dos cursos de Educação Física, Nutrição, Psicologia, Administração, Design, Direito, entre outros, servindo de laboratório aos vários cursos e abrindo novas oportunidades de trabalho para estes acadêmicos depois de formados.
O piloto foi Leonardo da Cruz Parzianello, de 15 anos. “Fui convidado pela UCDB para competir. Há cerca de quatro anos corro de kart e esta foi uma experiência nova, com resultado muito bom”, avaliou o jovem. “Procuramos sempre incentivá-lo e apoiá-lo, já que é uma coisa que ele gosta muito”, disse o pai, Elton Parzianello.
Durante a abertura da Expo MS, o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, e o governador do Estado André Puccinelli conheceram o carro preparado pelos universitários. A última etapa experimental será disputada em Campo Grande, nos dias 17 e 18 de julho. O campeonato começa para valer dia 31 de julho, no VeloPark, em Porto Alegre.
Sobre a Fórmula Universitária
Projeto educacional-desportivo desenvolvido pela 63MKT, em parceria com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a Fórmula Universitária é uma categoria formada por instituições de ensino de todo o país, que disputam um campeonato dividido em 15 corridas ao longo do ano. As provas servirão como preliminar da Fórmula 3 Sudamericana Petrobras nos circuitos brasileiros. A modalidade foi criada com o objetivo de promover a integração entre os cursos e um intercâmbio de conhecimento entre o universo acadêmico e a indústria do automobilismo, incluindo equipes, fabricantes, fornecedores e outros profissionais do mercado. Outra meta da Fórmuala Universitária é incentivar a formação de novos profissionais para trabalhar no mercado do automobilismo, bem como complementar a formação técnica e educacional de pilotos recém-saídos do Kart.
 
Sobre a Fórmula 3 Sudamericana Petrobras
A Fórmula 3 Sudamericana Petrobras é a principal categoria de base do automobilismo, aquela que melhor prepara e mais revela futuros talentos para as principais categorias do automobilismo mundial. Na América do Sul é organizada pela 63MKT com supervisão da Confederação Sul-Americana de Automobilismo (Codasur) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Desde que foi criada, em 1987, já revelou grandes nomes do automobilismo mundial e nacional, como Rubens Barrichello, Hélio Castroneves, Christian Fittipaldi, Gabriel Furlán, Cristiano da Matta, Vitor Meira, Nelsinho Piquet, entre outros. Website: www.f3sudam.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *