FRenault Italiana: Brasileiros iniciam disputa neste fim de semana

Felipe Lapenna e César Ramos participam da primeira rodada dupla da temporada, que será realizada no Autódromo de Vallelunga, distante 30km do centro de Roma.

A temporada de 2007 do Campeonato Italiano de Fórmula Renault, que continua sendo a principal categoria de base do automobilismo europeu, começa neste fim de semana (31/3 e 1/4) no Autódromo de Vallelunga, distante 30km do centro de Roma, capital da Itália. Disputado por 40 pilotos divididos em 16 equipes, o torneio tem na alta competitividade sua principal característica, e já revelou diversos pilotos que fizeram sucesso no automobilismo internacional, entre eles Felipe Massa (Fórmula 1) e Augusto Farfus Jr. (WTCC).

Neste ano, o Campeonato Italiano de Fórmula Renault terá dois representantes brasileiros, ambos com boas chances de obter resultados expressivos embora estejam estreando em competições internacionais. O paulista Felipe Lapenna, atual campeão da versão brasileira da categoria, terá a companhia do bicampeão brasileiro de kart César Ramos na equipe BVM Minardi, que é sediada na Itália e participa, também, do Campeonato Europeu da categoria.

“Tenho boas expectativas para este campeonato, embora acredito que a primeira corrida do ano seja bem difícil pelo fato de eu não conhecer a pista e ainda estar me acostumando com a equipe”, acredita Felipe Lapenna. “O que será extremamente interessante neste ano é o fato da competição ser disputada por 40 pilotos, que é um grid equivalente ao da Stock Car V8”, acrescentou o piloto.

Campeão da Fórmula Renault Brasil no ano passado com cinco vitórias e dez pódios na temporada, Lapenna sabe que, apesar de já conhecer o carro da categoria, terá que passar por um natural período de aprendizagem até que esteja apto a disputar vitórias. “Houve uma modificação nos carros da Fórmula Renault na Europa para este ano, e eles não são mais exatamente iguais aos que usamos no Brasil até 2006”, explicou o piloto. “Com isso, o comportamento da parte dianteira do carro mudou bastante, e estou tendo que me adaptar a ele. Além disso, até hoje só conheço uma única pista das sete que receberão o Campeonato Italiano ao longo do ano”, completou.

Desde que assinou contrato com a equipe BVM para esta temporada, Felipe participou de três testes coletivos com o time, mas todos em conjunto com times do Campeonato Europeu de Fórmula Renault. No primeiro deles, o piloto brasileiro foi destaque ao conquistar o sexto melhor tempo em sua sessão de estréia na Europa, justamente no circuito de Valência, na Espanha, sede da quarta etapa do Campeonato Italiano.

“A inclusão da pista de Valência no Italiano é uma das novidades para este ano, e até o momento esta é a única pista que conheço. Mas, ao longo do ano, tenho outros testes programados e acredito que minha equipe possa fazer um bom campeonato”, encerrou o piloto brasileiro.

O calendário completo da temporada de 2007 da Fórmula Renault Italiana, composto por sete rodadas duplas, é o seguinte:
Etapas 1 e 2 – 1º de abril – Vallelunga (Itália)
Etapas 3 e 4 – 13 de maio – Imola (Itália)
Etapas 5 e 6 – 16 de junho – Spa-Francorchamps (Bélgica)
Etapas 7 e 8 – 1º de julho – Valencia (Espanha)
Etapas 9 e 10 – 22 de julho – Misano (Itália)
Etapas 11 e 12 – 15 de setembro – Mugello (Itália)
Etapas 13 e 14 – 14 de outubro – Monza (Itália)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *