FSão Paulo: Telemetria ajuda na formação dos pilotos

O mineiro Victor Corrêa vai estrear o equipamento inglês na corrida deste final de semana.

Principal categoria-escola do automobilismo regional brasileiro, a Fórmula São Paulo terá a sua quarta etapa da temporada 2006 realizada neste domingo, a partir das 9h30, com entrada franca no Autódromo de Interlagos, zona sul de São Paulo (SP). Cerca de 15 concorrentes, com idades a partir de 16 anos, estarão competindo e se aprimorando, sonhando com a possibilidade de correr na Fórmula Renault ou mesmo Fórmula 3 a partir do próximo ano. “Quero seguir os passos dos últimos campeões da categoria, que agora já estão fazendo sucesso nas modalidades superiores. Por enquanto só fiz duas corridas, mas estou aprendendo e progredindo”, analisa o mineiro Victor Corrêa (Unifenas/Flash Power), quarto colocado nas duas etapas que disputou, e ocupando a sexta posição no Campeonato Paulista. O lÁ­der é o carioca Leonardo Otero, com 55 pontos, 17 a mais que o catarinense Allisson Paulinely Silva, o vice-lÁ­der.

A Fórmula São Paulo é uma verdadeira escola para os pilotos que pretendem se profissionalizar no automobilismo. Graduados do kart ou de curso de pilotagem, eles aprendem todos os aspectos das corridas de automóveis, em provas bem movimentadas e com o mesmo grid das outras categorias de monopostos no Brasil, a um custo bem vantajoso. Na F-São Paulo os pilotos também têm a oportunidade de adquirir os primeiros conhecimentos sobre o acerto do carro, uma vez que as equipes podem fazer substituições e mexer em maior número de itens nos veÁ­culos do que na própria Fórmula Renault, como suspensão, molas, amortecedores e barras estabilizadoras. “Nesta corrida eu vou estrear o equipamento PI, sistema inglês de aquisição de dados, igualzinho ao que é usado na Fórmula 3, e que vai ajudar muito o meu desenvolvimento”, acredita Victor Corrêa.

Uma das grandes vantagens da aquisição de dados, além de monitorar o funcionamento do motor e da parte elétrica, é possibilitar ao piloto comparar em gráficos as suas voltas, ou mesmo em relação a outro competidor, para verificar onde está ganhando ou perdendo tempo. “O Victor já mostrou que é talentoso e aprende rápido. Agora ele está no nÁ­vel em que conseguirá usufruir das vantagens da aquisição de dados. Estamos passando o máximo de nossa experiência, para que ele possa progredir na sua carreira com os conhecimentos que está adquirindo”, aponta Aldo Piedade Júnior, chefe da equipe Unifenas/Flash Power/Alpie Racing e piloto da Super Clio. Em seus primeiros treinos com o PI, Victor Corrêa teve uma boa adaptação, e a oportunidade de conhecer ainda mais sobre pilotagem. “Eu já estou vendo nos gráficos a diferença de tempo com as variações de traçado, ponto de frenagem e aceleração. Com certeza vou ver mesmo os benefÁ­cios conseguindo tempos melhores por volta. Acho que terei condições de brigar ainda mais na frente a partir de agora”, pretende o piloto de Alfenas, sul de Minas Gerais.

Todos os monopostos da Fórmula São Paulo utilizam chassi Techspeed equipados com motor AP 1.8, com 132 cavalos de potência, que chegam a 220 km/h. O câmbio utilizado é o Hewland, o mesmo usado na Fórmula 3 Sul-Americana. Para deixar a disputa com maior igualdade, há apenas um preparador de motores para todos os competidores.