Gaúcho de Marcas / Arrancadão: Catarinenses chegam como favoritos a Guaporé

As belas praias de Santa Catarina atraem todos os anos gaúchos que partem em busca de lazer no estado vizinho. Por outro lado, os catarinenses não deixam de apreciar o churrasco do Rio Grande do Sul, conhecido nacionalmente. Essa sadia rivalidade agora invade as pistas para ver quem acelera mais. São 15 pilotos de Santa Catarina que estarão em Guaporé neste domingo para enfrentar os gaúchos na primeira etapa do Arrancadão de Caminhões. Eles representam cidades como Lages, ItajaÁ­, Criciúma, Chapecó e Araranguá.

Entre os participantes está o piloto Charles da Silva, dono do “Selena”, o imponente caminhão Scania azul de 1973.

“A idéia é de que, no futuro, possamos abrir mais espaços para competição e, quem sabe, até fazer um campeonato interestadual”, salienta o piloto de Lages, que competirá na categoria Força Livre.

O piloto acredita que os gaúchos abraçarão a proposta que, segundo ele, é fundamental para valorização do caminhoneiro brasileiro.

“Os gaúchos estão recém começando e podem aprender conosco. Acredito que daqui a dois ou três anos, estarão iguais ou melhores que nós nessa modalidade”, complementa.

Os catarinenses contam com a experiência de seis anos em arrancadões. Entretanto, os organizadores do evento acreditam que as disputas serão acirradas.

“Em Santa Catarina os pilotos estão acostumados a competir em pistas de areia e de terra, enquanto os gaúchos têm um histórico de bons resultados em asfalto”, garante José Pereira, responsável pelo evento.

O Arrancadão Gaúcho de Caminhões tem o patrocÁ­nio da Hoff/Kumho Tires e Bandag. A organização é da Aspekto Comunicação com a coordenação técnica da APPA, Federação Gaúcha de Automobilismo e Associação Guaporense de Automobilismo.

Marcas e Pilotos

O Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos teve a confirmação nesta quinta-feira da presença do vencedor da última etapa, Luiz Ribeiro. O piloto de Bom Retiro do Sul estava com o carro retido para inspeção na Federação Gaúcha de Automobilismo desde a etapa realizada em Tarumã, no dia 10 de maio. Não foram encontradas irregularidades no carro, de acordo com a FGA.

“Estamos começando a arrumar o carro para a prova, começando pelos treinos dessa sexta-feira. Apesar de termos andado apenas uma vez no circuito, esperamos ficar entre os cinco primeiros”, destacou Luiz Ribeiro, lÁ­der da classificação na Classe B.

A classificação do Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos conta com a dupla João Cardoso Jr. / Pierre Ventura na liderança da categoria A, com 59 pontos, seguida por João “Penta” Araújo / Wilson Pinheiro e por Luiz Clemente Moroni / Daniel Seolino, segunda e terceira posições, com 56 e 53 pontos, respectivamente.