GP2: Em 2011, com a mesma cara da F-1

Categoria de base usará os mesmos pneus e terá um bólido com o desenho baseado na atual geração de carros da categoria máxima do automobilismo

Principal categoria de acesso para os pilotos que pretendem chegar um dia à F-1, a GP2 terá, para 2011, alterações significantes que a deixará ainda mais parecida com a categoria máxima do automobilismo mundial.


Na última semana, a fabricante italiana Pirelli anunciou o fornecimento para a GP2 dos mesmos compostos duros que a F-1 utilizará no próximo ano, inclusive com as mesmas medidas. Já nesta segunda-feira, a revista inglesa “Autosport”, a mais conceituada do meio, revelou uma imagem do novo modelo GP2/11 que será usado na próxima temporada.


Os traços do bólido serão idênticos aos aplicados na atual geração de carros da F-1. A asa frontal larga e o aerofólio traseiro estreito, por exemplo, serão utilizados no novo modelo, assim como alguns apêndices aerodinâmicos desenvolvidos com sucesso pela maior categoria do mundo. Tudo para tornar a GP2 uma legítima categoria preparatória.


“Isso só valoriza a GP2. Durante décadas, a principal porta de acesso à F-1 era considerada obsoleta e caía em descrédito, como aconteceu com a F-2 e a F-3000 nos anos 80 e 2000. Mas, com as alterações que estão por vir, a GP2 será cada vez mais visada por pilotos que deixam categorias de formação como F-3, F-Renault e World Series”, destaca Luiz Razia, piloto de testes da equipe Virgin e participante regular da GP2 com a equipe Rapax.


“Com essas mudanças, os pilotos realmente serão preparados para a F-1. Conhecer os pneus, que serão os mesmos e terão medidas iguais às da F-1, por exemplo, é um grande benefício, uma vez que eles vêm tendo um papel direto nas corridas. E, com a aerodinâmica atual aplicada nos carros da GP2, teremos uma ideia real de como são as reações de um F-1, mas com uma potência reduzida”, completou o baiano, quarto colocado na temporada de 2011 e detentor de duas vitórias na categoria.


Enquanto o novo carro não chega, a categoria se prepara para disputar a quinta rodada dupla no renovado circuito de Silverstone neste fim de semana, integrando a programação do GP da Inglaterra de F-1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *