GP2 Series: Luiz Razia é o pole position da etapa deste domingo na Itália

Primeira prova do final de semana foi marcada pela chuva. Sem cometer erros, brasileiro conquistou seus primeiros pontos no campeonato.

Ganhador de uma das etapas do Bahrein da Fórmula GP2 Asia, no início do ano, o piloto brasileiro Luiz Razia terá neste domingo (13) sua primeira chance real de disputar uma vitória na série principal da categoria. Fazendo sua temporada de estréia na competição, Razia vai largar na pole position na 17ª etapa da temporada, em Monza, na Itália, um resultado obtido após a conquista do oitavo posto na corrida disputada neste sábado no circuito.

A primeira prova da Fórmula GP2 neste final de semana foi marcada pela chuva, que induziu diversos pilotos ao erro durante as 32 voltas da etapa. A confusão começou ainda antes da largada, que foi prorrogada por quatro vezes pela direção de prova, na expectativa que a drenagem da pista desse conta de toda a água vinda do céu – que chegou a alagar alguns trechos do autódromo.

As condições adversas colocaram em pé de igualdade pilotos que partiram em diversas posições no grid, e permitiu corridas de recuperação como a de Luiz Razia, que largando em 16º ganhou oito posições para chegar a seu primeiro ponto na categoria. “Foi uma corrida bastante confusa, com muita chuva, e estava muito difícil segurar o carro na pista”, comentou o brasileiro.

“Saí com um acerto diferente do carro, já esperando que a chuva viesse. Por isso no começo eu tinha um ritmo muito forte, consegui ganhar várias posições. No final, com a pista secando e os pneus gastos, meu ritmo acabou caindo, mas eu já tinha conseguido evoluir o quanto precisava”, disse o piloto da equipe Coloni.

O prêmio por uma corrida sem erros veio poucas horas depois da bandeirada final. Luiz Razia cruzou a linha de chegada na nona colocação, mas subiu para oitavo depois que o português Álvaro Parente foi punido por ter excedido a velocidade limite na área de boxes. Com este resultado, Razia não só marcou seu primeiro ponto no campeonato, como garantiu, também, a pole-position para a corrida do domingo – na qual os oito primeiros colocados da primeira prova têm suas posições invertidas no grid de largada.

“O final de semana está comprovando a minha evolução na categoria e a evolução da equipe também com esse carro”, ressaltou Luiz Razia. “Espero manter esse ritmo consistente e brigar pela vitória no domingo, o que seria fantástico”, completou.

A vitória deste sábado em Monza ficou com o holandês Giedo Van Der Garde, que conquistou a primeira colocação a duas voltas do fim, depois de uma corrida inteira dominada pelo russo Vitaly Petrov. O líder do campeonato, Nico Hulkenberg, terminou a prova em sexto lugar.      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *