GP2 Series: Números e estatísticas na abertura da nova temporada

São cinco brasileiros entre os 26 pilotos em uma categoria que já viu 15 de seus competidores acelerarem um Fórmula 1. Quatro deles foram efetivados.

A Fórmula GP2 inicia sua terceira temporada no próximo fim de semana com uma rodada dupla no circuito do Bahrein. Agora com a inédita participação de cinco pilotos do Brasil, a categoria abre seu novo torneio exibindo números interessantes que comprovam tratar-se do mais competitivo filtro pré-Fórmula 1 para jovens pilotos que sonham com o estrelado. “Os números são realmente notáveis”, concorda o brasileiro Sérgio Jimenez, que fará sua estréia na GP2 competindo no Bahrein. “Em apenas dois anos a GP2 viu 15 de seus pilotos chegarem ao volante de carros da Fórmula 1, seja como pilotos oficiais, pilotos de testes ou apenas como convidados para serem avaliados pelas equipes. Este é um movimento inédito na história da Fórmula 1, que nunca testou tantos jovens em um período tão curto”, detalha Jimenez, ele próprio ansioso por mostrar serviço ao volante dos velozes e potentes GP2. Veja mais estatísticas no fim desta matéria.

A temporada 2007 terá nada menos que 14 estreantes em seu grid de 26 carros – ou seja, 54% são novatos. Um destes estreantes, curiosamente, competiu na Fórmula 1 em 2006: o japonês Sakon Yamamoto disputará a GP2 como forma de se manter na vitrine da Fórmula 1 e também de manter afiados seus reflexos. Outros ex-pilotos de Fórmula 1 presentes no grid pelos mesmos motivos, embora não sejam estreantes na GP2, são: o brasileiro Antônio Pizzonia (ex-Jaguar e Williams), o italiano Giorgio Pântano (ex-Jordan), o japonês Sakon Yamamoto (Super Aguri) e o alemão Timo Glock (Jordan). De outro lado, nove inscritos disputarão a GP2 pelo segundo ano consecutivo, e apenas três deles estarão presentes nas três temporadas de história da categoria.

Jimenez é um dos novatos menos experientes, pois teve pouquíssimas oportunidades de testar o GP2: “Se eu pensar que há praticamente um ano e meio eu ainda estava competindo de kart, correr de GP2 já em 2007 é um grande sonho que está se realizando”, comenta o brasileiro. “O nível desta categoria é muito alto, mas é assim que tem que ser mesmo se você quiser se preparar para a Fórmula 1. Espero corresponder a confiança da equipe Racing Engineering, que me contratou para esta temporada”, completa Jimenez.

Carro revisado – A GP2 abrirá a nova temporada com um carro – o chassi italiano Dallara – revisado e aprimorado. “A aerodinâmica foi desenvolvida para melhorar a downforce”, observa Jimenez. “O carro também ficou mais bonito”, diz ele. O motor continua sendo o Renault V8 de 4 litros, também aprimorado. Mas os pneus Bridgestone Potenza, slicks, são o item que apresentará a novidade mais importante: “Na última oportunidade que a categoria competiu no Bahrein, ela usava pneus com sulcos. Agora, com pneus totalmente lisos (slicks) e de composto mais duro, muita coisa vai mudar no acerto dos carros. Esse é um detalhe que pode ajudar os novatos, como eu, pois para os veteranos a novidade também trará algumas reações inesperadas do carro em termos de manobrabilidade”, comenta Sérgio Jimenez.

Números da GP2 em 2007

Temporada: 3ª

Pilotos na Fórmula 1: 15 (inclui pilotos de testes, ver lista abaixo)
Pilotos com passagem na Fórmula 1: 4 (Pantano/Jordan, Pizzônia/Jaguar e Williams, Yamamoto/Super Aguri, Glock/Jordan)
Pilotos no grid: 26
Novatos: 14
Porcentagem de estreantes: 54%
Brasileiros no grid: 5
Pilotos no 2º ano consecutivo: 9
Pilotos no 3º ano consecutivo: 3
Pilotos já efetivados na Fórmula 1: 4 (Hamilton/McLaren, Rosberg/Williams, Kovalainen/Renault e Speed/Toro Rosso)
Lista dos pilotos da GP2 que já aceleraram um Fórmula 1: Kovalainen, Speed, Rosberg, Hamilton, Nelsinho Piquet, Glock, Vizo, Nakajima, Caroll, Neil Jani, Amermueller, Premat, Hirate, Yamamoto, Hoo Pin Tung.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *