GP2 Series: Xandinho Negrão critica formato da última etapa

Rodada dupla em Valência será concentrada em apenas dois dias.

Xandinho Negrão (Medley) criticou nesta sexta-feira o formato adotado pelos organizadores da Fórmula GP2 para a rodada deste fim de semana em Valência (Espanha), a última do ano e que apontará o novo campeão da categoria. Amanhã, haverá uma sessão de treinos livres, a tomada classificatória e a primeira corrida. O resultado poderá até definir o título em favor do alemão Timo Glock (iSport), que comanda a classificação com dois pontos de vantagem sobre o brasileiro Lucas di Grassi (ART GP).

Valência é a única praça isolada do calendário. Quando corre em conjunto com a Fórmula 1, a Fórmula GP2 realiza os treinos oficiais e classificatórios na sexta, a primeira corrida no sábado e a segunda no domingo. “Já temos uma agenda apertada, exatamente porque a prioridade é para a Fórmula 1. Quando não sofremos essa concorrência, os promotores estrangulam as atividades em dois dias. É um contra-senso”, reclama Xandinho, da Minardi Piquet Sports.

No ano passado, a cidade espanhola abriu o campeonato. Nelsinho Piquet e o alemão Michael Ammermüller dividiram as vitórias. O 7º lugar na prova de fechamento foi o melhor resultado de Xandinho. O campeão sul-americano de Fórmula 3 de 2004 teme que um acidente mais sério ou uma quebra de motor possam comprometer todo o trabalho das equipes por causa dos horários próximos. “Várias categorias se apresentarão em Valência. A mais importante, sem dúvida, é a Fórmula GP2. Por isso, não entendo porque encurtaram nossa programação, ao invés de aumentá-la. Não faz sentido. Estamos aqui desde quinta-feira sem fazer nada”, dispara.

Nesta sexta-feira, Xandinho pretendia checar as condições do circuito e conferir se continuavam iguais às de 2006. “Sempre é bom dar uma olhada antes dos primeiros treinos, para ver se não houve alguma mudança em zebras, áreas de escape ou até mesmo no asfalto”, justifica. Xandinho diz que está confiante numa boa despedida de 2007. “Estamos atravessando uma boa fase nas últimas quatro etapas. O carro está rápido e só não conquistamos resultados ainda melhores por causa de alguns probleminhas ou até mesmo um ou outro erro meu”, recorda Xandinho, cujo segundo lugar na Turquia é até agora o seu resultado mais expressivo na Fórmula GP2.

A programação em Valência será aberta amanhã às 4 horas (Brasília), com uma sessão de treinos oficiais de 30 minutos. A tomada classificatória, com a mesma duração, está marcada para as 7 horas. A largada para as 45 voltas da 20ª etapa está prevista para as 11 horas, com transmissão ao vivo pelo SporTv. Glock, com 79 pontos, e Di Grassi, com 77, são os únicos ainda no páreo. Xandinho está na 19ª colocação com 8 pontos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *