GT3 Brasil: Categoria apresenta temporada 2008 e confirma transmissões de TV ao vivo

Além do anúncio oficial da Copa Clio e da F-3 Sul-Americana no novo grande evento automobilÁ­stico nacional, foi confirmada a exibição de no mÁ­nimo seis corridas ao vivo pelo Canal SporTV.

Organizadora do Brasil GT3 Championship, a SRO Latin America realizou em São Paulo a coletiva de imprensa que apresentou a temporada 2008 daquele torneio, em um evento que neste ano também congregará a Copa Renault Clio e a Fórmula 3 Sul-Americana. O encontro ratificou a formação do grande evento automobilÁ­stico composto pelas três categorias, conforme frisou Luis Roberto Souza, CEO da SRO Latin America: “A Copa Renault Clio fará parte da programação de todo o calendário GT3. Já a F3 estará conosco em sete dos oito encontros”, detalhou Luis Souza. “As três categorias vão ser disputadas em sistema de rodadas duplas – com provas no sábado e domingo”. Segundo o executivo, a GT3 terá no mÁ­nimo seis provas transmitidas ao vivo pelo canal SporTV. “Mas todas as 16 provas da GT3 serão mostradas em videoteipe. Então, o fã poderá ver a temporada completa na TV”.


O executivo também falou sobre a expectativa para a abertura da temporada, no próximo dia 20 de abril, em Curitiba, Paraná: “Começamos este ano com uma perspectiva bem mais interessante em relação ao grid”, lembrou ele, referindo-se Á  temporada inaugural da categoria, em 2007, quando apenas dez carros se apresentaram. “Na primeira etapa estaremos com 17 supercarros no grid e até o fim da temporada poderemos chegar a 26 carros”, completou. Os bólidos confirmados para a estréia são: seis Ferrari F430, seis Dodge Viper Competition, dois Porsche GT3 Cup S, dois Lamborghini Gallardo e um Ford GT.


Mérito e tecnologia – O empresário e piloto Antonio Hermann disse que o crescimento da GT3, em apenas oito meses de existência, foi surpreendente. “Nossa categoria estreou apenas em agosto do ano passado. E acredito que o grande mérito para seu expressivo crescimento seja a pujança da própria categoria”, disse ele, referindo-se Á  qualidade tecnológica e ao carisma das marcas envolvidas.


“A GT3 é a categoria que mais cresceu nos últimos anos em todo o mundo, e já tem campeonatos em vários paÁ­ses. E nós somos, no Brasil, os primeiros a realizar um torneio de GT3 fora da Europa”, frisou o empresário e piloto, que é sócio da SRO Latin America, ao lado do também brasileiro Walter Derani, do francês Stephane Ratel e da Reunion Sports, empresa especializada em marketing esportivo com grande ênfase no automobilismo. “No ano passado tivemos apenas cinco etapas e em 2008 já serão oito. Temos também a presença confirmada de grandes pilotos, casos de Ingo Hoffmann e Nelson Piquet, além de uma constelação de estrelas durante todo o ano”, acrescentou Hermann, citando nomes como os de Alceu Feldmann, Giuliano Losacco, Antonio Jorge Neto, Valdeno Brito Filho, Thiago Marques, entre outros.


Direto da Europa – Walter Derani chegou ao evento vindo diretamente da Europa, onde presenciou os testes de equalização dos supercarros da GT3. Também empresário e piloto, Derani comentou a presença de enviados de equipes brasileiras nos ensaios de Monza (Itália) e Nogaro (França). “Vários times e pilotos que vão disputar o nosso campeonato estiveram acompanhando os treinos e ficaram bastante satisfeitos com o que viram. Mesmo quem não foi aos testes entrou em contato conosco para saber das novidades, das evoluções de cada carro”, explicou. Além dos técnicos e pilotos da GT3 brasileira, a Confederação Brasileira de Automobilismo também esteve presente. “A entidade enviou dois comissários para acompanhar as avaliações. Eles acompanharam os trabalhos dos comissários da FIA e estão totalmente cientes das novas especificações técnicas. A CBA tem nos ajudado muito neste aspecto”, observou Antonio Hermann.


Parado, já é ótimo – O empresário Geraldo Rodrigues, da Reunion Sports, comentou que a GT3 inaugura um novo padrão no automobilismo brasileiro em termos de marketing. “Há muito tempo procuramos um produto como a GT3”, disse ele. “E vai ser muito prazeroso colocar em prática um pouco do que a gente conhece neste produto. O carro da GT3, por si só, parado, já é um ótimo produto em termos de ferramenta de marketing, devido a seu carisma e tecnologia. Conheço muitas pessoas que vão para o autódromo só para ver estas máquinas estacionadas no boxe. Escutar estes carros na pista, ouvir o motor rugindo na reta, faz muito fã se emocionar”, falou o empresário, um apaixonado pelas corridas de automóvel.


Novo formato – Com a entrada da Copa Renault Clio e da Fórmula 3 no evento, a programação dos finais de semana de competição será um pouco alterada. A programação completa – que chegará a oferecer ao público seis corridas por fim de semana, duas por categoria – será apresentada na semana da primeira corrida. “Agora, o público poderá assistir três corridas no sábado e mais três no domingo”, observou Walter Derani. “As pessoas poderão ir ao autódromo Á s 9h00 da manhã, e terão praticamente um dia completo de atrações, com encerramento por volta das 16h30. Com certeza é um ótimo programa para todos”, finalizou Walter Derani.