GT3 Brasil: Italiano Lamborghini volta a dominar treino dos supercarros em Tarumã

Com visual agressivo e estilo bem ao gosto esportivo norte-americano, Dodge Viper é novamente o grande rival do lÁ­der na pista.

Dessa vez com Alceu Feldmann ao volante, o Lamborghini Gallardo que também conta com a pilotagem de Paulo “Boni” Bonifácio foi o mais veloz no segundo e último treino livre desta sexta-feira realizado pelos supercarros da Brasil GT3 Championship, categoria que é sucesso na Europa e estréia neste fim de semana no veloz circuito de Tarumã, na Grande Porto Alegre. Feldmann assinalou a marca de 1:02.993 para os 3.016 metros da pista, registrando a média de 179,73 km/h e melhorando em cerca de 1s3 o tempo obtido no primeiro treino do dia. “Acho que já estamos chegando perto do limite do carro nesta pista”, calculou Feldmann. “Mas acredito que ainda podemos arrancar mais um segundo ou um segundo e meio antes da tomada de tempos (no sábado)”, avaliou o piloto mais rápido do primeiro dia da história da GT3 no Brasil.

A segunda marca do dia foi obtida pelo Dodge Viper Coupé da dupla Xandy Negrão e Andréas Mattheis, dois pilotos muito experientes ­- Negrão foi durante anos um piloto de ponta da Stock e Mattheis é multicampeão de torneios de Marcas. “EvoluÁ­mos bastante”, comemorou Xandy Negrão. “Melhoramos um segundo e pouco em relação ao treino da manhã. Mas ainda vamos evoluir muito mais. Temos apenas três tipos de regulagem de mola e de amortecedor e isso limita um pouco nossas opções, mas gostei muito de acertar e pilotar o Viper. É um carro bem estável nesta pista. Nosso desempenho foi uma surpresa positiva por que eu acreditava que os Ferrari fossem andar mais bem rápidos. Mas até aqui temos dado trabalho, fomos muito bem. A briga vai ser boa, isso eu garanto”.

Andréas Mattheis estava feliz não apenas pelo bom tempo registrado por seu carro. Consagrado preparador na Stock Car, ele faz na GT3 sua volta ao volante, uma atividade da qual sempre sentiu falta. “Eu não pilotava um carro dessa potência há vários anos”, disse o carioca. “Pilotei um Stock até o ano de 2000, mas sempre fazendo testes e não competindo. Parei de correr para valer ainda em 1994 – faz muito tempo! A oportunidade que estou tendo aqui é excelente, não imaginei que fosse acontecer de novo”. Andréas, no entanto, acha que está devendo em termos de performance, algo natural depois de tantos anos afastado do volante: “Agora tenho que desenferrujar”, comentou. “O Xandy virou na casa de 1:4s com pneus usados, e eu virei 1:5s5, então tenho que ganhar pelo menos um segundo e meio”.

Embora tenham liderado os dois treinos do dia, Alceu Feldmann e Paulo Bonifácio preferem ver com cautela seu domÁ­nio, dizendo que o grid tem carros e pilotos que ainda não descobriram seus limites na veloz Tarumã. “Acredito que tiraremos um pouco mais de um segundo de nosso tempo”, calcula Boni. “E ainda não treinamos com configuração de tomada de tempo, ou seja com pouquÁ­ssima gasolina e pneus novos. Então, ainda estamos procurando o melhor acerto mecânico para só depois apostar em uma supervolta. Vamos ver amanhã, será um dia decisivo”.

Nesta sexta-feira os supercarros da GT3 volta Á  pista a partir das 11h para reiniciar seus treinos, com portões abertos ao público. As corridas serão disputadas no domingo, com largada Á s 10h30 e Á s 14h30. Os ingressos para assistir Á s provas serão vendidos apenas no próprio domingo, diretamente nos portões do circuito. Adultos pagarão R$ 15, enquanto estudantes desembolsarão apenas meia-entrada, e menores de dez anos de idade terão acesso livre Á s arquibancadas.

Confira os tempos do segundo treino da GT3 em Tarumã:
1º)  Paulo Bonifácio/Alceu Feldmann  (Lamborghini Gallardo, SP/PR), 1min02s993, média de 179,73 km/h
2º)  Xandy Negrão/Andréas Maththeis  (Dodge Viper Coupé, SP/RJ), a 0s251
3º)  Walter Derani/Cláudio Ricci  (Ferrari F430, SP/RS), a 0s899
4º)  Abramo Mazzochi/Ramon Matias  (Dodge Viper Coupé, RS/RS), a 1s578
5º)  F.Longo/D.Serra  (Maserati GranSport Light, SP/SP), a 2s017
6º)  A.Hermann/L.Kaesemodel  (Porsche 997 GT3, SP/PR), a 2s174
7º)  C.Crespo/R.Pupo Moreno  (Ferrari F430, SP/SP), a 2s419
8º)  A.Collares/F.Casagrande  (Dodge Viper Coupé, SP/SP), a 2s529
9º)  R.Derani/Alencar Jr  (Ferrari F430, SP/GO), a 2s593
10º)  S.Laganá/M.Fernandes  (Dodge Viper Coupé, PR/RS), a 2s955
11º)  R.Cattalini/Paternostro  (Ferrari F430, PR/SP), a 3s007
12º)  E.Souza Ramos/L.Almeida  (Porsche 997 GT3, SP/SP), a 4s055

Foto: Ricardo Mansho/GT3