IndyCar: GP do Kansas abre primeira fase dos circuitos ovais na temporada 2010

Fórmula Indy realiza sua primeira corrida em um circuito oval nesta temporada no próximo sábado.

Após a realização de quatro corridas em circuitos mistos, a Fórmula Indy chega ao primeiro circuito oval da temporada, no Kansas Speedway, localizado na cidade de Kansas City que tem aproximadamente 145 mil habitantes.

O circuito de Kansas começou a ser construído no ano de 1999, as obras ficaram prontas dois anos depois, logo em seu primeiro ano de atividades, a pista localizada no centro oeste americano recebeu uma corrida da Fórmula Indy no ano de 2001.

A pista oval tem 2.400 metros de extensão com inclinações de 15° nas curvas que variam até 5° na reta oposta. Na reta da largada e chegada, a inclinação da pista é de 10°. O circuito tem uma estrutura para receber 82 mil expectadores nas arquibancadas e camarotes, além de um estacionamento para 62 mil carros.

Até a temporada 2006, a Fórmula Indy realizava suas corridas no mês de julho em Kansas, mas a direção da categoria preferiu mudar a data da corrida para o final do mês de abril e início de maio.

Esta corrida em Kansas marcará a primeira fase de circuitos ovais na temporada 2010 da Fórmula Indy, além de servir como preparação dos pilotos e equipes para as 500 milhas de Indianápolis (30 de maio). Mais duas etapas serão disputadas em circuitos ovais na seqüência, o GP do Texas (5 de Junho) com formato parecido com o traçado de Kansas, e a outra será o GP de Iowa (20 de junho), o oval mais curto do ano.

A lista de inscritos para a corrida deste sábado em Kansas, contará com 27 pilotos disputando a corrida, o maior grid do ano. Entre os brasileiros inscritos, o baiano Tony Kanaan (Andretti Autosport) é o único que já venceu o GP do Kansas, em 2005, e foi pole-position em 2007.

Na semana passada a Fórmula Indy realizaria testes coletivos no oval de Kansas, mas foram adiados para esta quarta-feira (28) em função de chuvas que caíram na região do circuito. A previsão para o final de semana aponta para tempo nublado com possibilidades de chuvas, causando preocupação na organização da prova.

A corrida será transmitida para todo o Brasil ao vivo pela Rede Bandeirantes com a narração de Téo José e os comentários de Felipe Giaffone. O Portal Terra em seu canal na internet também exibirá a prova ao vivo.

Programação:

Sexta: 30 de abril
12h00 – 13h00 – 1º treino livre
15h00 – 16h00 – 2º treino livre
18h00 – 19h30 – Treino qualificatório que decide o grid de largada

Sábado: 01 de maio
15h00 – GP do Kansas – 200 voltas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *