IndyCar: Novo carro da categoria para 2012 será anunciado

Cinco fabricantes concorrem para fornecer o novo chassi.

Na tarde desta quarta-feira (14) em Indianápolis, a direção da Fórmula Indy irá anunciar o novo carro que a categoria passará a usar na temporada 2012. Os atuais chassis Dallara, fabricados desde 2003 deixarão de serem usados ao término da temporada do ano que vem.
A Fórmula Indy criou um comitê para a escolha do novo carro, reunindo vários especialistas da indústria automotiva para ajudar a buscar o futuro carro. O comitê tem a intenção de rever conceitos, pesquisar e fazer uma recomendação para a próxima geração de motores e chassis da categoria. O comitê inclui Brian Barnhart (presidente de competições da Fórmula Indy), Tony Cotman (consultor da categoria), Gil de Ferran (ex-piloto e dono de equipe na Indy), Eddie Gossage (presidente do circuito oval do Texas), Rick Long (chefe de motores da Indy Lights), Tony Purnell (ex-consultor técnico da FIA) e Neil Ressler (ex-representante da Ford/Jaguar). O General aposentado das Forças Aéreas Norte-americanas, William R. Looney III será o moderador.
Cinco empresas se inscreveram oficialmente para participarem da escolha do novo chassi da Fórmula Indy. A direção da categoria definiu alguns critérios para as fabricantes, como: desenvolver chassis mais seguros e mais leves, tenha sua sede nos Estados Unidos, deve ser mais barato que o atual, design moderno para se identificar com o público e que na carenagem do carro tenha mias espaço para os patrocinadores.
A atual e única fornecedora de chassis da categoria, a italiana Dallara, está entre uma destas candidatas. A fabricante chegou a Fórmula Indy na temporada 1997.
A inglesa Lola é mais uma concorrente na luta para ganhar o direito de fabricar o novo carro. A empresa estreou na Fórmula Indy em 1965 e forneceu carros para a categoria até 2006.
Outra fabricante candidata que tem experiência com o automobilismo norte-americano é a Swift. A empresa com sede na Califórnia fabricou chassis para a Indy nos anos de 1997 a 2000.
Além dessas fabricantes com larga experiência na Fórmula Indy, duas empresas criaram modelos para competirem neste processo de escolha do novo carro, as duas são norte-americanas. A fabricante BAT e a Delta Wing criaram carros diferentes dos tradicionais carros que competem de monoposto.
O anuncio do novo carro da Fórmula Indy será realizado no Teatro Toby, dentro do Museu da Arte de Indianápolis, a partir das 13h30 (Brasília). O fã da categoria poderá acompanhar ao vivo a escolha do novo carro através do site oficial da categoria – www.indycar.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *