IndyCar: Temporada de ovais começa neste sábado, com etapa no Kansas

Mário Romancini volta ao palco de seu primeiro pódio na América do Norte, agora estreando nesse tipo de pista com um carro da categoria principal.

Como já havia acontecido no ano passado, o circuito do Kansas, na região central dos Estados Unidos, marca uma estreia para o brasileiro Mário Romancini. Em seu primeiro ano na Fórmula Indy, está será a primeira corrida do paulista de 22 anos de idade nesse tipo extremamente veloz de pista. Situação semelhante à que enfrentou no ano passado, quando corria na divisão de acesso – a Fórmula Indy Lights – e fez no Kansas sua primeira corrida em ovais. Na ocasião, ele terminou na terceira colocação e conquistou seu primeiro pódio na América do Norte.

“No ano passado eu me adaptei rapidamente aos circuitos ovais desde o primeiro teste, e a pista do Kansas acabou se tornando muito especial porque marcou meu primeiro pódio e me deu muita confiança para esse tipo de circuito”, lembra Romancini, que conquistou sua primeira vitória nos Estados Unidos também em um oval, na etapa de Milwaukee, e no final do ano ainda venceu em Homestead. “Para esse ano, basicamente muda a potência do carro e a competitividade da categoria. Mas estou confiante que nessa fase de ovais poderei conquistar resultados bastante positivos para o campeonato”, aponta.

A prova do final de semana também deve servir como uma espécie de aquecimento para pilotos e equipes visando a prova mais importante do ano na categoria: as 500 Millhas de Indianápolis, que serão disputadas na sequência do campeonato, em 30 de maio. “São duas pistas bem diferentes, mas no Kansas poderemos ver quais são as reações básicas do carro nesse tipo de pista. E, a partir disso, trabalhar para Indianápolis”, avalia Romancini.

Depois de quatro provas disputadas em circuitos mistos – e três delas em circuitos de rua, a Fórmula Indy chega para a etapa do Kansas com o australiano Will Power liderando o campeonato. Ele soma 172 pontos, 42 a mais que o vice-líder e seu companheiro de equipe, Hélio Castroneves. Mário Romancini, por sua vez, é o melhor dos estreantes na categoria até aqui. Ele tem 54 pontos marcados e se mantém à frente de Simona de Silvestro, Alex Lloyd, Takuma Sato e Bertrand Baguette.

A prova do Kansas será disputada no sábado a partir das 13h locais, 16h no horário de Brasília. O treino classificatório será às 16h da sexta-feira no Brasil e a corrida terá 200 voltas de duração. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *