IRL: Bandeira verde para a temporada 2006

Neste domingo (26) começa a temporada 2006 da Fórmula Indy, no circuito oval de Homestead, em Miami, com transmissão ao vivo da TV Bandeirantes, às 17h30, horário de Brasília. O brasileiro Tony Kanaan, campeão da categoria em 2004 e vice no ano passado, tentará pela primeira vez vencer a prova na cidade onde mora.

“Miami é considerada a cidade dos Estados Unidos mais brasileira, mas nenhum brasileiro faturou aqui. Para você ter uma idéia dessa comunidade verde e amarela, haverá uma arquibancada especialmente cedidas aos brasileiros e um show do Marcelo D2 em pleno autódromo. Espero comemorar junto deles”, declarou o piloto da Andretti Green Racing, que comanda o Dallara/Honda número 11. Além de Kanaan, outros três pilotos defendem as cores do país, Felipe Giaffone, Helio Castroneves e Vitor Meira.

A prova da Flórida será a 51º disputada por Kanaan na categoria, sendo 6 vitórias, 6 poles, 43 delas completadas até o final, 36 entre os cinco primeiros, 42 entre os dez primeiros, 1624 voltas na liderança e alguns recordes. O único piloto que completou todas as voltas de uma temporada inteira (2004), 3.305 voltas. Maior número de provas consecutivas entre os cinco primeiros (18). E maior número de voltas na liderança durante uma única temporada (889).

Para essa temporada, o baiano continua com a companhia do escocês Dario Franchitti e do norte-americano Bryan Herta, além da estréia de Marco Andretti, filho de Michael Andretti, um dos sócios da equipe. A Andretti Green, atual bicampeã (2004 com Kanaan e 2005 com Dan Wheldon), deve enfrentar maiores dificuldades nesse início de temporada, pois todas as equipes, conseqüentemente suas principais concorrentes, andarão com motores Honda. “Infelizmente, o domínio que tivemos nos últimos anos já se foi. Agora, as equipes que não corriam com a Honda, conhecem nosso desenvolvimento dos últimos anos e isso é uma vantagem, pois não sabemos o que eles faziam quando eram impulsionados por outra montadora. Porém, com certeza nós estaremos competitivos”, exemplificou Kanaan.

Ainda falando do campeonato desse ano, o brasileiro disse quais são suas expectativas para as 14 etapas, três delas em circuito misto. “Vamos suar bastante, pois será uma corrida atrás da outra. Vou ter que arrumar um tempinho para assistir os jogos do Brasil na Copa. Serão 14 provas em praticamente 6 meses, isso sem falar que o mês de maio é inteiro dedicado para as 500 milhas de Indianápolis. Apesar de mais compacto, acredito que será uma boa para os fãs, pois quase todo fim de semana tem corrida”, enfatizou. “Se alguém duvidava que a Indy poderia ficar mais competitiva, espera só para ver nesse domingo. Particularmente, também estou ansioso para correr novamente nos circuitos mistos, onde tivemos grandes resultados no ano passado. Portanto, quem gosta de emoção e chegadas impressionantes não pode perder. Vai ser divertido!”, concluiu.

A programação no circuito de Homestead, que fica a cerca de 30 minutos da casa de Kanaan, e que muitas vezes ele vai pedalando para lá, inicia nessa sexta-feira (24), com duas sessões de treinos livres. No sábado (25), a categoria faz o terceiro teste e defini o grid de largada. No esperado domingo (26), a largada acontece às 17h30. No Brasil, a novidade é a volta do locutor Luciano do Valle narrando as corridas. Ele estará em Miami acompanhado pelo repórter Celso Miranda e toda equipe da Band.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *