IRL: Disputa pela liderança segue domingo em Milwaukee

Com apenas 16 pontos separando os quatro primeiros na tabela, temporada chega ao Wisconsin para a décima das 14 etapas.


Mais seleta a cada corrida, a disputa pelo tÁ­tulo da Fórmula Indy terá um momento decisivo neste domingo (23). O GP de Milwaukee, décima etapa de um calendário de 14, vai representar, na prática, a última chance de uma reação para os pilotos que têm pretensões de impedir a conquista do campeonato por um dos representantes da Penske ou da Ganassi, equipes que conquistaram a vitória em todas as nove corridas realizadas até agora.

O norte-americano Sam Hornish Jr. e o brasileiro Helio Castroneves, que defendem a equipe de Roger Penske, são primeiro e terceiro na classificação do campeonato, com 316 e 310 pontos, respectivamente. O neozelandês Scott Dixon e o inglês Dan Wheldon, que competem pelo time de Chip Ganassi, aparecem em segundo e quarto na tabela, com 311 e 300. Em quinto está outro brasileiro – Vitor Meira, da Panther, com 262 pontos somados.

A diferença de 16 pontos que separa o lÁ­der do quarto colocado faz-se desprezÁ­vel a cinco corridas do término do campeonato, levando-se em conta que o sistema de pontuação da Fórmula Indy possibilita a um piloto a conquista de 53 pontos a cada etapa. “Está sendo interessante essa disputa entre os quatro pelo tÁ­tulo. Até por isso, vou fazer o possÁ­vel para acompanhar bem de perto na corrida em Milwaukee”, diz Meira, demonstrando otimismo.

O piloto da Panther vem de uma seqüência de três provas em que obteve um segundo lugar, em Richmond, e dois terceiros, no Kansas e em Nashville, esta na noite do último sábado (15). Ele aposta em outra atuação produtiva no oval de uma milha na capital do Wisconsin. â€œÉ um oval curto e sem inclinação. Acho que essas caracterÁ­sticas, pelo nosso desempenho em outras pistas parecidas, podem ser favoráveis ao nosso carro”, aposta o brasiliense.

A programação da corrida em Milwaukee prevê duas sessões de treinos livres na sexta-feira (21), Á s 13h e Á s 17h. No sábado (22) haverá um treino livre Á s 12h30. A tomada de tempos definindo o grid será aberta Á s 14h15. Um último treino livre será iniciado Á s 19h. A corrida terá largada para suas 225 voltas Á s 14h30 e será transmitida ao vivo para o Brasil pela Rede Bandeirantes – todos os horários citados são referentes a BrasÁ­lia.

Após nove das 14 corridas, os 15 primeiros colocados na classificação do campeonato da Fórmula Indy são os seguintes:

1º) Sam Hornish Jr. (EUA/Team Penske), 316
2º) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 311
3º) Helio Castroneves (BRA/Team Penske), 310
4º) Dan Wheldon (ING/Ganassi), 300
5º) Vitor Meira (BRA/Panther), 262
6º) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), 224

7º) Dario Franchitti (ESC/Andretti Green), 203
8º) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), 196
9º) Danica Patrick (EUA/Rahal-Letterman), 191
10º) Kosuke Matsuura (JAP/Super Aguri Fernandez), 190
11º) Scott Sharp (EUA/Delphi Fernandez), 189
11º) Bryan Herta (EUA/Andretti Green), 189
13º) Tomas Scheckter (AFS/Vision), 174
14º) Buddy Rice (EUA/Rahal-Letterman), 151
15º) Ed Carpenter (EUA/Vision), 145