IRL: Junqueira comemora união entre ChampCar e IRL

Finalmente foi selada a paz no automobilismo americano e chegou ao fim a divisão entre categorias de fórmula que enfraqueceu a ChampCar e a IRL, pondo em lados opostos pilotos, equipes e patrocinadores. Depois de 12 anos de rivalidade, os dirigentes das duas séries chegaram a um entendimento e vão somar esforços para a volta de um campeonato único capaz de rivalizar, em competitividade e visibilidade, com a Fórmula 1, tal como era o caso até 1995.

Um dos pilotos que aceleraram dos dois lados, com ótimos resultados em ambos (foi três vezes vice-campeão da ChampCar e pole nas 500 Milhas de Indianápolis de 2002, além de ter sido quinto colocado em sua estréia nessa que é uma das mais tradicionais provas do automobilismo internacional), o mineiro Bruno Junqueira (Brasil Telecomunicações/Telemont) não esconde a satisfação com o anúncio da união. Mesmo sabendo que os times da ChampCar terão apenas um mês para se adaptar ao conjunto Dallara Honda, usado pelas equipes da IRL há cinco anos, ele acredita que a decisão era a melhor para a sobrevivência do esporte nos EUA.

“Acho até que é uma notÁ­cia que chega com cinco ou seis anos de atraso. O ideal é que já tivéssemos uma categoria única há bastante tempo, mas fico feliz por ver que o bom senso prevaleceu. Teremos novamente um campeonato muito forte, com todas as principais equipes”, avalia o piloto da Dale Coyne Racing. Embora conheça razoavelmente bem o comportamento dos chassis e motores da IRL, Bruno reconhece que as escuderias que chegam da ChampCar enfrentarão um inÁ­cio de temporada complicado. “Não temos nenhuma informação da telemetria nos circuitos da categoria e muitos deles serão novidade, especialmente os ovais. Para enfrentar quem está totalmente familiarizado com o carro não será fácil. No meu caso, toda a experiência foi com o chassi G-Force, mas acredito que conseguirei me adaptar sem problemas ao Dallara. Tenho certeza de que trabalho e vontade não vão faltar da nossa parte.”

Alguns detalhes do novo campeonato, como o calendário e a relação definitiva de inscritos só serão conhecidos ao longo da semana. As equipes que já disputavam a IRL devem treinar em Homestead, palco da primeira prova da temporada, enquanto os times da ChampCar devem ter o primeiro contato com o novo equipamento no misto de Sebring.