Kart: 500 Milhas da Granja Viana recebe equipes estrangeiras

Norte-americanos e canadenses estão ansiosos para correr contra os astros brasileiros.

A 11ª edição das 500 Milhas da Granja Viana de Kart receberá duas equipes inteiramente formadas por estrangeiros: uma de norte-americanos e outra de canadenses. Motivados pelo reconhecimento mundial da tradicional corrida de longa duração, os vizinhos continentais vêm ao Brasil pelo segundo ano seguido e estão ansiosos para dividir a pista com os astros Felipe Massa, Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Felipe Giaffone e cia. A largada da prova está marcada para a meia-noite de sábado no Kartódromo Internacional Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo.

Os estrangeiros foram trazidos por uma importadora de uma marca brasileira de pneus. Desde o ano passado, quando trouxe apenas uma equipe, a empresa premia pilotos de categorias que usam os pneus brasileiros com vagas para participar das 500 Milhas da Granja Viana de Kart. “Os critérios de escolha dos pilotos premiados levam em conta o nível técnico”, diz o gerente da importadora, Luis Ruibal. “Ano passado, ficamos com a 10ª colocação e este ano pretendemos melhorar. Montamos um time ainda mais forte”, completa Ruibal, argentino que morou 15 anos no país e é casado com uma brasileira. Em seus países, os pilotos que vieram este ano participam da SKUSA (Super Kart USA, nos Estados Unidos) e da Brian Stewart Racing Kart Championship (Canadá).

Canadenses e norte-americanos estão empolgados com a chance de enfrentar grandes astros do automobilismo. Para Connor DePhillipi, de 14 anos, será uma oportunidade única. “Vai ser demais dividir a pista com eles e ter a chance de conversar e saber como são pessoalmente”, diz o californiano, o mais jovem da caravana estrangeira. “Estou curtindo muito: o país é ótimo, a pista é muito boa e o clima da competição é sensacional”, completa DePhillipi, fã do heptacampeão de Fórmula 1 Michael Schumacher e que sonha um dia chegar à principal categoria do automobilismo mundial.

E o garoto está no caminho certo. Ele acaba de quebrar o recorde de seu compatriota Scott Speed, ex-Fórmula 1, vencendo pela quarta vez a principal prova de kart dos Estados Unidos, o Super National, disputado anualmente em Las Vegas e que este ano reuniu mais de 400 inscritos. Com o moral elevado, o jovem talento norte-americano tem objetivo ambicioso para as 500 Milhas. “Quero ganhar, é claro!”. Representando os Estados Unidos, Connor DePhillipi se junta a Michael Burrell, Fritz Leesmann, Bryan Eady e Alex Speed, irmão de Scott Speed. Já o time canadense é formado por Jason Collison, Tyler Hendricks, Pearce Herder, Michael Glaze e Steve Lyons.

Norte-americanos e canadenses terão a chance de surpreender os brasileiros já nesta sexta-feira, quando o grid será definido. Nos treinos cronometrados marcados para as 11 horas, precisam ficar entre os cinco melhores do Grupo I, que conta com mais 25 equipes, para passar para a próxima fase e disputar a pole position contra os astros brasileiros, convidados do evento e já garantidos na disputa da superclassificação, às 13 horas. A largada das 500 Milhas Granja Viana 2007 está marcada para a meia-noite de sábado e a corrida terá 644 voltas ou o máximo de 12 horas de duração, dependendo das condições climáticas. Os ingressos são vendidos por 30 reais no Kartódromo Internacional Granja Viana, no seguinte endereço: Rua Dr. Tomas Sepe, 443 – Jardim da Glória, Cotia – SP. Telefone: (11) 4702-5055.

Foto: Miguel Costa Jr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *