Kart: Abertura do Mineiro de Kart marca o início de boas disputas no estado

O Kartódromo Toninho da Matta, em Betim – MG, recebeu no último sábado, dia 30, a rodada de abertura do Campeonato Mineiro de Kart. Disputado em sistema de rodadas duplas a primeira e segunda etapas de sábado reuniram quatro categorias.

A organização do evento ficou a cargo da Federação Mineira de Automobilismo – FMA e a RBC Preparações de Motores, que disponibilizou os motores através de sorteio. Na manhã de sábado foram realizados os treinos livres e tomadas de tempo.
 
A categoria Cadete foi a primeira a ir para a pista. Com os pilotos mais jovens do certame, os garotos protagonizaram as disputas mais emocionantes do dia. A pole ficou com Adriano Guimarães. Autorizada a partida, antes mesmo da primeira curva, os cinco pilotos já estavam “embolados” brigando por posições. Contudo, Guimarães aproveitou sua vantagem de pole e seguiu na frente recebendo a bandeirada na primeira posição. Em seguida chegaram Rian Pereira em segundo e Arthur Pinho, em terceiro. Para a segunda rodada do dia o grid foi determinado pelas posições da etapa anterior. Assim, o grande destaque foi Sérgio Sette Câmara, que largou da última posição e fez uma corrida de recuperação. Ele e Guimarães passaram a maior parte da prova se alternando na primeira posição até que, numa manobra arrojada, Sérgio ultrapassou Guimarães que demorou a voltar para a pista deixando a segunda posição para Gabriel Gonçalves. Sette Câmara venceu com Adriano Guimarães em terceiro. Porém, o resultado desta prova ainda não está oficialmente divulgado em virtude de análises desportivas por parte da FMA.
 
Pela categoria Júnior desde a tomada de tempos João Pedro Archer foi o mais rápido e ficou com a pole. Seu bom desempenho fez com que logo após a partida ele disparasse na frente. Os outros concorrentes passaram então a lutar entre si pela segunda posição. Durante toda a prova os pilotos alternaram bastante de posições mas, Archer finalizou em primeiro seguido de Lucas Nogueira. Edson Martins ficou com a terceira posição. Na segunda prova do dia não foi diferente. Mais uma vez Archer abriu considerável vantagem e deixou as brigas para seus concorrentes. O destaque ficou por conta de Lucas Nogueira que teve um problema nos pneus e largou na última posição saindo do parque fechado. Ele fez uma corrida de recuperação e finalizou na segunda posição, novamente com Edson Martins em terceiro.
 
Os pilotos da categoria Master, que reúne Graduados, Novatos, Sênior “A” e “B” foram surpreendidos com o desempenho de Jean Claude Paturle, que foi sempre o mais rápido desde os treinos livres. O piloto de 15 anos venceu as duas baterias de ponta a ponta e deixou as brigas para seus adversários mais experientes. Assim, na primeira bateria, Bruno Fusaro e Pedro Guilherme brigavam pela segunda posição quando Pedro bateu na barreira de pneus e rodou. Desta forma Fusaro terminou em segundo seguido de Gianfranco Pandolfini, em terceiro. A segunda bateria não foi muito diferente para Jean Claude que novamente disparou na frente. A emoção ficou por conta do duelo pela segunda posição desta vez entre Fusaro e  Pandolfini. Os dois travaram belas disputas, mas, quem levou a melhor foi Bruno que cruzou em segundo e Pandolfini novamente em terceiro.
 
Os pilotos da categoria F-400 finalizaram as atividades nas duas etapas. A primeira bateria do dia teve como pole Flávio Costa.  Durante toda a primeira bateria Costa e Leonardo Santana disputaram de forma muito intensa a primeira posição. Contudo, Costa finalizou na frente de Leonardo Santana que chegou em segundo, seguido de Fernando Buzollo, em terceiro. Mais uma vez o duelo entre Costa e Santana se repetiu na segunda etapa do dia permanecendo com Flávio em primeiro, Leonardo na segunda posição e Ronaldo Staico em terceiro.
 
A premiação das duas primeiras etapas do Mineiro ocorreu ao fim do dia. “É com grande alegria que ao final desta primeira rodada, com o apoio dos pilotos presentes, possamos confirmar todas as etapas previstas. A adesão de todos ao pacote proposto pelos organizadores viabilizará os recursos necessários para honrarmos todos os compromissos de realização das provas. Daqui pra frente vamos trabalhar na divulgação do campeonato e procurar trazer novos atletas ao esporte”, concluiu Antonio Manoel dos Santos, vice-presidente da FMA.
 
A próxima etapa da competição acontece no dia 27 de junho, novamente no Kartódromo Toninho da Matta, em Betim.
 
A Federação Mineira de Automobilismo mantém em seu web site todas as informações sobre o Campeonato Mineiro de kart e as demais competições do automobilismo no estado. O portal está acessível através do endereço: www.fma.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *