Kart: Começa Campeonato Brasileiro de Shifter Kart

Felipe Ferreira correu de kart na categoria Novatos em 2005, e agora estréia equipamento com câmbio de seis marchas.

 


Aproveitando a folga de 40 dias do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3, o paulista Felipe Ferreira (Webmotors/CVC/Center Cargo/Alberflex/Puma) decidiu participar do 2º Campeonato Brasileiro de Shifter Kart, que será realizado de quarta-feira (29/8) até sábado (01/9) no Kartódromo Schincariol em Itu, interior de São Paulo. “É uma oportunidade de ficar em atividade, apurando os reflexos, o preparo físico, e fazendo o que mais gosto, que é andar em alta velocidade”, comenta o piloto que correra pela equipe Jonas Kart.


 


Campeão da Copa Petrobras Sorriso Campeão, Vice-Campeão Paulista Light e Vice-Campeão Paranaense de Kart em 2005, ano em que fez sua única temporada no kartismo, na categoria Novatos, Felipe Ferreira volta a disputar prova de micromonoposto com chassi Birel, e com motor TM-K9C de 125cc, refrigerado a ar e equipado com câmbio de seis marchas. “Tive uma experiência muito pequena com kart, de apenas um ano. Com este equipamento mais forte e sofisticado, vai ser uma boa oportunidade de medir força com os pilotos que são praticamente profissionais da modalidade”, lembra o piloto da Webmotors/CVC/Center Cargo/ Alberflex/Puma, que no ano passado correu na Fórmula Renault e nesta temporada ocupa a décima posição na Fórmula 3 Sul-Americana.


 


Por ser o principal evento do ano para a categoria Shifter Kart, as provas em Itu vão reunir os melhores e mais experientes pilotos do kartismo. Estão confirmadas as participações de Danilo Dirani, profissional da modalidade nos Estados Unidos, seu irmão Denis Dirani, atual campeão brasileiro da categoria Graduados A, André Sousa, que já foi campeão mundial da Biland, Rafael Suzuki, líder do campeonato paulista, Renato Russo, pentacampeão brasileiro, entre outros, totalizando 35 pilotos entre as categorias GP (para pilotos de 14 até 34 anos) e Master (acima de 35 anos). “Vai ter muita gente boa. Acho que mesmo não correndo de kart nestes dois últimos anos, vou conseguir fazer uma boa apresentação. Eu amadureci bastante e apurei a minha aptidão e técnica na Fórmula 3. O treino que fiz com Shifter Kart no último final de semana, em que estabeleci tempos praticamente iguais ao do pessoal mais experiente, animou o Jonas a me convidar para participar deste campeonato. Então, vou com vontade de brigar no pelotão da frente”, avisa o piloto de 19 anos de idade.


 


O Campeonato Brasileiro começará com treinos livres na quarta e quinta-feiras pelo circuito de 1.240 metros, em que os karts devem ultrapassar os 125 km/h. Na sexta-feira será realizado o treino classificatório, seguido da primeira bateria. No sábado acontece a Pré-Final e a Final, que valerá o título de campeão para o vencedor. Todos os pilotos participarão com o seu chassi, terão direito a dois jogos de pneus slicks para todas as atividades, mas os motores completos, com carburador, filtro, embreagem e o escapamento, preparados pela RBC serão sorteados, para aumentar a competitividade. “O sorteio destes equipamentos inclui um ingrediente a mais no torneio. É a sorte. Por melhor que seja o preparador, ele consegue até equilibrar um pouco os motores, mas não deixar todos iguais. Então, quem pegar um motorzinho melhor, pode estar com a sorte dos campeões”, define Ferreira.


 


Confira a programação oficial da Shifter Kart:


 


QUARTA (29/8)


Treino Livre – 16:25 / 16:55


 


QUINTA (30/8)


Treino Livre Manhã – 10:55 / 11:25


Treino Livre Tarde – 16:25 / 16:55


 


SEXTA (31/8)


Treino Livre – 09:40 / 09:55


 


Tomada de tempo – Grupo A – 15:00 / 15:10


Tomada de tempo – Grupo B – 15:20 / 15:30


 


1ª bateria – 17:20 / 17:50


 


SÁBADO (1/9)


Aquecimento – 09:15 / 09:25


 


Pré-Final – 12:00 / 12:30


Final – 16:50 / 17:20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *