Kart: Em dupla jornada, João Câmara foi destaque no final de semana

O piloto goiano João Sérgio Câmara (97 FM / Katroque Motorsports), da categoria Júnior Menor, participou no último final de semana de duas competições onde se saiu muito bem. Nos dois eventos o piloto de apenas 13 anos terminou na segunda colocação.

No sábado, dia 27, no Kartódromo Toca da Coruja, em Bauru – SP, o piloto competiu na segunda etapa do Open Master SP de Kart. João, que não tinha participado da primeira etapa, chegou à cidade do interior paulista na quinta-feira e logo deu início aos seus treinamentos.

Apesar de não conhecer a pista o piloto se saiu muito bem e já no segundo treino livre da sexta-feira, dia 26, foi o mais rápido. Mesma posição o piloto ocupou na tomada de tempos, realizada na manhã de sábado, conquistando assim o privilégio de largar na pole-position.

No início da tarde, na prova, Câmara foi superado por dois adversário na largada e caiu para a terceira posição. Determinado, o piloto veio se recuperando e poucas voltas foram necessárias para que ele voltasse à liderança. Nesta posição João Sérgio seguiu, sob pressão de Guilherme Silva, até a última volta. Antes da bandeirada, porém, João perdeu o ponto da freada em uma das curvas e teve que ir para a parte suja do traçado. Silva, aproveitando-se do momento, pulou na ponta e venceu a prova. João Sérgio terminou em segundo.

“Apesar de ter liderado a maior parte da prova e não ter vencido, estou satisfeito com meu resultado. Nunca tinha andado em Bauru e meu equipamento estava perfeito. Estamos utilizando este Campeonato como preparatório para o Brasileiro e, para esta finalidade, a prova foi muito boa”, analisou.

O segundo desafio

Mal recebeu seu troféu pela atuação em Bauru e João Sérgio já pegou um avião rumo à Goiânia, onde disputaria na manhã seguinte a quarta etapa da II Taça Super Centro-Oeste de Kart.

A prova, realizada no Kartódromo Ricardo dos Santos, contou com a participação de pilotos de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Tocantins. João, mesmo sem ter participado dos treinos livres, marcou a segunda posição na tomada de tempos, condição que o posicionou na primeira fila do grid de largada.

Na prova, João largou bem e manteve-se na segunda posição, muito pressionado por Diogo Ribas. O pole, Lucas Palhares, manteve-se na ponta e começou a abrir em relação aos demais. João Sérgio seguiu em segundo sob forte pressão de Ribas até a décima segunda volta, quando começou a abrir e foi em busca do líder Palhares. Lentamente Câmara foi recuperando a vantagem para Palhares, porém, como faltavam poucas voltas para o final, o piloto não teve mais tempo para tentar a ultrapassagem e  acabou terminando na segunda posição.

“No começo da prova o kart não estava muito bom e o Ribas estava fazendo muita pressão. Isto me fez tomar uma postura mais defensiva na prova e assim permitir que o Palhares abrisse. Conforme os pneus foram esquentando o kart melhorou e consegui abrir e partir em busca do líder, mas, o tempo já não me permitiu uma aproximação para ultrapassar. Para o Campeonato foi bom porque o consegui aumentar minhas vantagem na liderança”, finalizou.

Foto: Flávio Quick

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *