Kart: Henrique Martins conquista primeira vitória na Shifter Kart

Piloto paulista foi o vencedor da segunda etapa do Campeonato Paulista da Granja Viana, disputada no último fim de semana em Cotia, na Grande São Paulo.

O paulista Henrique Martins (Grupo Agrenco/Terlogs/Cargonave) conquistou no último fim de semana sua primeira vitória na Shifter Kart, categoria que reúne alguns dos principais pilotos do país na modalidade. Com pouco mais de seis meses de experiência na competição, Henrique chegou ao alto do pódio na segunda etapa do Campeonato Paulista da Granja Viana depois de largar em terceiro em um grid de 15 karts. A prova foi realizada no município de Cotia, na Grande São Paulo.

A rodada do fim de semana só foi decidida nas voltas finais, depois de muitas trocas de posição entre os líderes. Após boa largada, Henrique fechou a primeira volta na segunda colocação e passou a disputar a liderança com o pole position Rafael Suzuki. Os dois se alternaram na ponta e Suzuki chegou a cruzar a linha de chegada em primeiro, mas foi penalizado em 10 segundos por ultrapassar o líder sob bandeira amarela. Com isso, caiu para segundo.

“Este resultado é conseqüência de um trabalho que estamos desenvolvendo desde o ano passado, quando estreei na Shifter justamente no Campeonato Brasileiro”, lembrou Henrique Martins. “O Campeonato Paulista da categoria está sendo meu principal foco em 2007, e tenho me dedicado bastante a ele. Por isso, é animador conquistar uma vitória já no início da temporada, o que superou nossas expectativas”, acrescentou o piloto, que assumiu a vice-liderança da competição com 33 pontos. Suzuki ainda é o líder, com 45.

Procurada por pilotos com experiência no automobilismo nacional e internacional, a Shifter Kart continua atraindo nomes de expressão para seu grid. Podem ser citados como exemplo o próprio Rafael Suzuki, que disputou uma etapa da Fórmula São Paulo neste ano e vinha de uma corrida na Fórmula 3 Sul-Americana, e o Campeão Mundial de Kart e ex-piloto de Fórmula Renault e Fórmula 3, André Sousa – atual campeão do torneio.

“Fico contente por poder participar de uma corrida com pilotos mais experientes que eu, porque sempre aprendo muito com eles. Dessa maneira, consigo desenvolver minha carreira e vou me acostumando a desafio cada vez maiores”, ressaltou o piloto, que aos 14 anos de idade é o mais jovem no grid da categoria.

O kart mais rápido do Brasil – A Shifter Kart tem atraído um número cada vez maior de pilotos que competem em categorias superiores do automobilismo nacional e internacional devido, principalmente, a suas características técnicas. Com um motor cerca de 40% mais potente que o de uma categoria tradicional (e que rende 42 cv), cambo seqüencial de seis marchas e freios também nas rodas dianteiras, o kart da Shifter é o que mais se assemelha a um monoposto de competição. “A maneira de pilotar é muito parecida com a de um fórmula. Por isso, a Shifter é uma escola tão importante para quem pretende seguir carreira no automobilismo, e um ótimo treino para quem já chegou lá”, acrescentou Henrique Martins, que mostrou rápida adaptação à categoria ao estrear no Campeonato Brasileiro na quarta colocação.

Os seis primeiros colocados na corrida deste fim de semana em Cotia foram:
1) Henrique Martins, 35 voltas
2) Rafael Suzuki, a 3s137
3) Eduardo Porto, a 5s127
4) Emilio Padron, a 7s383
5) Ruy Loiola, a 10s349
6) Guilherme Jacó, a 19s887

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *