Kart: Itu recebe mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Shifter

João Gonçalves, piloto bicampeão da Copa Brasil de Kart, tenta seu primeiro título na categoria mais rápida da modalidade.

O Kartódromo Arena Schincariol, em Itu (SP), recebe neste fim de semana mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Shifter Kart. A competição, que até 2006 era disputada no circuito da Granja Viana, reúne alguns dos melhores pilotos do país e representa o que há de mais veloz entre esses pequenos bólidos de competição. A Shifter é disputada por karts dotados de motores 2 tempos refrigerados à água, mas com uma caixa de câmbio seqüencial de seis velocidades. Esses propulsores têm cerca de 42 cavalos de potência que, sobre os 180 quilos do conjunto kart e piloto podem levá-los a mais de 150 km/h.

O torneio deste ano reúne alguns veteranos da categoria, e também nomes que, apesar de grande experiência na modalidade, estão em ano de estréia na categoria. È o caso do Campeão Mundial João Gonçalves (Dolly/Kart-Mini/AMF/Alpinestars). Em seu ano de estréia na categoria, João usou a Copa São Paulo Granja Viana como laboratório para conhecer e se adaptar ao novo equipamento. Agora em Itu, ele espera figurar entre os postulantes ao título que será decidido no próximo sábado (30/8).

“Os karts da Shifter têm sido uma experiência nova na minha carreira. São muito mais velozes que qualquer outro que pilotei nesses quase 10 anos competindo. Além de alcançarem maior velocidade final e serem muito ariscos na reaceleração, eles também têm um grande potencial de frenagem, o que exige reações muito rápidas do piloto o tempo todo”, analisa o bicampeão da Copa Brasil de Kart.

Voltando de um período afastado das pistas por conta de uma contusão nas costas, João enfrenta em Itu as maiores feras da Shifter Kart, como os irmãos Danilo e Dennis Dirani. O primeiro é o atual líder da Copa São Paulo Granja Viana e piloto de Shifter Kart também nos Estados Unidos. Já o segundo é o atual campeão brasileiro da categoria.

“No Brasileiro de Kart todos levam o melhor equipamento e vão muito bem preparados para dar 100% de dedicação e esforço. Comigo não será diferente e espero estar na briga pelo título, embora a concorrência seja bastante grande”, admite João Gonçalves.

Na última lista de inscritos divulgada pela Comissão Nacional de Kart, o Brasileiro de Shifter já contava com mais de 20 karts no grid de largada. As corridas que definem o campeonato começam na sexta-feira com a primeira bateria marcada para as 18h20 – graças ao sistema de iluminação do Kartódromo Arena Schincariol, que permite corridas à noite. No sábado serão realizadas outras duas provas – 12h40 e 16h50 – para conhecer o novo campeão brasileiro da categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *