Kart: João Paulo de Oliveira será um dos menos experientes em kart do Desafio

O talentoso campeão das Fórmulas 3 Su-Americana, Alemã e Japonesa passou rapidamente pelo kart e já foi direto para os monopostos.



A maior parte dos pilotos brasileiros com sucesso no exterior passa por uma carreira de aprendizado nos karts, alguns até virando futuras promessas ainda no mais primário dos veÁ­culos de competição. Diferente desta maioria, o paulista João Paulo de Oliveira (Transit Telecom), campeão das Fórmulas 3 Sul-Americana, Alemã e Japonesa, não completou sequer um ano de disputas nos micromonopostos antes de competir no automobilismo, e mesmo assim participará do Desafio das Estrelas, que será realizado nos dias 16 e 17/12 em Florianópolis (SC). “Estou empolgado. Vou no escuro, sem treinar, mas quero andar junto com o pessoal. Vou pras cabeça”, anima-se o piloto que desembarca proveniente do Japão nesta sexta-feira (15/12) pela manhã.


 


João Paulo de Oliveira este ano disputou o Campeonato Japonês de Super GT e a Fórmula Nippon, e tem um vitorioso currÁ­culo que o coloca entre um dos melhores representantes brasileiros no exterior. Porém, sua passagem pelo kart foi curtÁ­ssima, e desta forma o “Desafio” se torna ainda maior. “Da época que pilotei kart pra cá, muita coisa deve ter mudado neles. Eu irei encarar este evento como uma diversão, pois não tenho a menor noção de como poderá ser meu desempenho em relação aos que já estão adaptados”, previu o representante da Transit Telecom, que depois de breve pausa durante o telefonema do Japão, parece ter mudado de idéia. “Quer saber de uma coisa? Na hora que derem a largada, é pau na máquina e eu vou descer a lenha. Mesmo com o fuso horário atrapalhado, não quero andar atrás”, diverte-se o piloto que vai usar o kart com numeral 17.


 


Evento organizado pelo piloto de Fórmula 1 Felipe Massa, da Ferrari, o Desafio das Estrelas será realizado no Kartódromo dos Ingleses e contará com diversos pilotos de renome no Brasil e no mundo. João Paulo, que testou um carro da Williams F1 no começo deste ano, terá além de seu amigo Massa, adversários com grande experiência na principal categoria do automobilismo mundial, como Rubens Barrichello, Ricardo Zonta, Luciano Burti, Enrique Bernoldi, Antonio Pizzonia, Nelsinho Piquet, e os gringos Jean Alesi, Vitantonio Liuzzi, Robert Doornbos e Tiago Monteiro.