Kart: Márcio Arcoverde vence as duas classificatórias no Mundial em Guaratinguetá

Piloto carioca, que já havia surpreendido ao largar na pole position, confirmou a boa fase e não teve adversários nas duas primeiras corridas do V International Kart GP.

Foi um verdadeiro passeio. Poucas horas depois de conquistar a pole position para o V International Kart GP, o piloto carioca Marcelo Arcoverde venceu com relativa facilidade as duas provas classificatórias da competição, realizadas nesta sexta-feira (29) no Kartódromo de Guaratinguetá, e desbancou os principais favoritos no primeiro dia de disputas do torneio que é considerado o Campeonato Mundial Biland de Kart.

Na primeira prova do dia, Arcoverde encontrou certa resistência de André Girotto, que assumiu a primeira posição na largada e se manteve na ponta até a metade da corrida. Na bateria seguinte, no entanto, a vitória de ponta a ponta confirmou que o bom acerto do kart e a experiência adquirida neste circuito após a disputa da Copa Fireball no ano passado fizeram a diferença em favor do representante do Rio de Janeiro.

“Na primeira prova fui muito conservador na largada e tive que forçar o ritmo para recuperar a ponta. Mas na corrida seguinte pude administrar um pouco mais. Chegamos à metade da escalada rumo ao título de campeão mundial, e felizmente estou podendo contar com um ótimo equipamento. Meu kart está realmente excelente”, elogiou o vencedor.

Veterano piloto de 38 anos, Arcoverde já possuiu no currículo um título por equipes no Campeonato Mundial de Kart Indoor disputado em Phoenix, nos EUA, em 2005, e sagrou-se Campeão Brasileiro de Kart pela Liga Independente de Automobilismo (LIA) em 2000. Com este resultado, ele garantiu, também, a pole position para a bateria pré-final da competição. As provas decisivas estão marcadas para a manhã deste sábado no circuito, localizado a 180 km de São Paulo.

A superioridade de Márcio Arcoverde foi reconhecida até mesmo pelos adversários. André Giroto, o segundo a receber a bandeirada em ambas as corridas, espera poder usar o treino de aquecimento deste sábado para buscar um melhor acerto de seu kart.

“Na primeira corrida consegui liderar, mas o Márcio estava mais rápido e não dificultei a ultrapassagem. Na segunda prova sofri grande pressão do terceiro colocado, e corri muito mais para me manter em segundo do que para vencer. Ter assegurado uma vaga na primeira fila na pré-final foi um bom resultado se considerarmos as circunstâncias, e continuo confiante”, declarou Girotto.

Os ingleses também obtiveram bons resultados nesta sexta-feira. Na primeira prova do dia o destaque britânico foi Luke Williams, que disputa no Brasil sua primeira competição entre graduados. Até o ano passado ele competia na categoria Júnior na Inglaterra. “Meu kart melhorou bastante depois da tomada de tempos, pois conseguimos muito mais aderência. Ainda preciso melhorar meu ritmo de prova, mas estamos no caminho certo”, declarou.

Na segunda bateria desta sexta-feira o melhor estrangeiro foi Steve Bell, atual Vice-Campeão Inglês na categoria Biland. O bom resultado de Bell, terceiro no grid, não chegou a ser surpresa, mas o inglês ressaltou a melhora em seu ritmo de prova no final do dia.

“Fiz uma largada mais agressiva e consegui manter um ritmo competitivo. Acredito que estou na briga pelo título, e quem sabe com um pouco mais de sorte consigo melhorar as duas posições que preciso nas provas de amanhã”, encerrou o piloto.

Os resultados completos das duas primeiras corridas do V International Kart GP foram:

Classificatória 1:
1) Márcio Arcoverde (BRA)
2) André Girotto (BRA)
3) Luke Williams (ING)
4) Daniel Ramalho (BRA)
5) Alberto Cattucci (BRA)
6) Steve Bell (ING)
7) Alexandre Silva (BRA)
8) Jennifer Costa (BRA)
9) Christiano Mattheis (BRA)
10) David Yamamoto (IRL)
11) John Elliffe (IRL)
12) James Hammond (ING)
13) Anwar Beroual-Smith (ING)
14) Marcelo Cascão (BRA)
15) Thomas Buckley (IRL)
16) Ben Bertolini (ING)
17) Alex Grigoletto (BRA)
18) Eamonn Yamamoto (IRL)
19) Danilo Ramalho (BRA)
20) Lucas Marotta (BRA)

Classificatória 2:
1) Márcio Arcoverde (BRA)
2) André Girotto (BRA)
3) Steve Bell (ING)
4) Alberto Cattucci (BRA)
5) Lucas Marotta (BRA)
6) Danilo Ramalho (BRA)
7) Christiano Mattheis (BRA)
8) Luke Williams (ING)
9) David Yamamoto (IRL)
10) Alex Grigoletto (BRA)
11) James Hammond (ING)
12) Anwar Beroual-Smith (ING)
13) Thomas Buckley (IRL)
14) Ben Bertolini (ING)
15) Eamonn Yamamoto (IRL)
16) Marcelo Cascão (BRA)
17) Jennifer Costa (BRA)
18) Daniel Ramalho (BRA)
19) John Elliffe (IRL)

O grid de largada para a pré-final deste sábado é o seguinte:
1) Márcio Arcoverde (BRA) – 0 pontos
2) André Girotto (BRA) – 4 pontos
3) Steve Bell (ING) – 9
4) Alberto Cattucci (BRA) – 9
5) Luke Williams (ING) – 11
6) Christiano Mattheis (BRA) – 16
7) David Yamamoto (IRL) – 19
8) Daniel Ramalho (BRA) – 22
9) James Hammond (ING) – 23
10) Lucas Marotta (BRA) – 25
11) Danilo Ramalho (BRA) – 25
12) Jennifer Costa (BRA) – 25
13) Anwar Beroual-Smith (ING) – 25
14) Alexandre Silva (BRA) – 27
15) Alex Grigoletto (BRA) – 27
16) Thomas Buckley (IRL) – 28
17) Ben Bertolini (ING) – 30
18) Marcelo Cascão (BRA) – 30
19) John Elliffe (IRL) – 30
20) Eamonn Yamamoto (BRA) – 33

Foto: Luigi Di Nizo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *