Kart: Muitas novidades para a edição 2009 da Copa SP Light

Desde 2003, ano de sua estréia, a Copa São Paulo Light de Kart (antigo Campeonato Paulista Light) trouxe para o kartismo do estado de São Paulo uma nova visão sobre o esporte que envolveu sempre alta competitividade aliada a baixos custos.

Neste espÁ­rito, após começar com apenas duas categorias, o competição chegou ao ano de 2008 com nove classes e uma média anual de mais de 100 competidores por etapa. Além disso, devido ao profissionalismo e seriedade com que a RBC Preparações de Motores promove a competição, pilotos de praticamente todas as regiões do paÁ­s se deslocam para a cidade de Barueri, região metropolitana de São Paulo, onde disputam, no Kartódromo Aldeia da Serra, as provas do Campeonato.

Em uma temporada onde a incerteza paira sobre os competidores, organizadores e até mesmo dirigentes do esporte, uma vez que no mês de março haverá uma mudança na direção da Confederação Brasileira de Automobilismo, a RBC Preparações larga na frente. Assim, a empresa que promotora do Light, garante que a temporada 2009 será ainda mais competitiva que a passada além de contar com significativas mudanças. Isto sem dizer que manterá os mesmos preços de aluguel de motores já operados nos últimos três anos.

A primeira mudança foi no calendário. Devido a compromissos da FASP – Federação de Automobilismo de São Paulo, o Light 2009 terá sua prova inaugural no dia sete de março. Depois desta prova, ainda no mês de março, acontecerá no dia 28 a segunda etapa. DaÁ­ para frente as etapas serão disputadas no dia 25 de abril, 16 de maio, 06 de junho (dupla), 22 de agosto, 26 de setembro, 24 de outubro, 21 de novembro e 12 dezembro (dupla).

Outra mudança importante diz respeito aos pneus, que continuarão sendo todos fornecidos pela gaúcha MG Pneus. Com exceção da categoria Sprinter “A”, que continuará competindo com os de selo amarelo, sendo um jogo por etapa, as demais classes deverão competir com os compostos de selo vermelho, que serão utilizados para três provas. Mirim e Cadete também farão três eventos com os pneus especÁ­ficos para estas categorias.

A principal alteração do Light 2009, entretanto, diz respeito aos motores. As categorias Júnior, Sprinter “B”, Master “B”, Master “A” e Super Sênior competirão com novos tipos de motorização, que seguem as tendências mundiais com relação ao tipo de refrigeração. Todas estas classes competirão com motores refrigerados Á  água. Júnior e Sprinter “B” utilizarão o Riomar MRA-1, que foi lançado na temporada 2008 e utilizado com grande sucesso nas competições nacionais e no próprio Light, na Júnior Menor. Master “A”, “B” e Super Sênior disputarão o Light com os novos motores Parilla, MY-09. Este motor, importado diretamente da IAME (Itália), já está configurado inclusive com limitador de giro, o que aumenta bastante a sua vida útil, bem como reduz o desgaste de peças e componentes. Cabe ainda ressaltar que em todas estas categorias, bem como na Júnior Menor, os motores fornecidos pela organização, no sorteio para a corrida, já estarão equipados com flange, pirâmide e palheta, reduzindo ainda mais os gastos para os competidores.

“O Light é um Campeonato que a cada ano se renova e traz aos competidores novidades que visam sempre Á  redução do custo mensal. Estamos fazendo um grande investimento nesta temporada trazendo novos motores para quatro categorias. Porém, ao fazer esta opção, o que mais nos motivou foi a redução nos custos do piloto que, em seus motores de treino, passará a ter uma manutenção irrisória, o que nos antigos propulsores dois tempos girava facilmente em torno de mil reais por mês”, explicou Rafael Cançado, diretor da RBC Preparações.

As categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor e Sprinter “A” continuarão utilizando a mesma motorização que na temporada 2008, ou seja, Honda GX-160 (Mirim e Cadete), Riomar MRA-1 (Júnior Menor) e Riomar Super III (Sprinter “A”).

Motores de treino já estão Á  venda

Com todas estas mudanças, consequentemente, os competidores interessados poderão fazer um investimento comprando novos motores para treino.

Pensando nisso a RBC, em parceria com os fabricantes dos motores utilizados no Light, conseguiu uma boa negociação e está com atrativos preços e condições de pagamento para a venda de motores.

Vale lembrar que os motores vendidos aos participantes do Light já são entregues com equalização semelhante Á  utilizada nos propulsores do Campeonato e contam com a qualidade da RBC.

Os interessados na aquisição dos motores devem entrar em contato com a sede da RBC e fazer sua reserva através do e-mail rbc@rbcpreparacoes.com.br ou fone: (31) 3441-6562.