Kart: Paulista usará traçado mais veloz de Interlagos neste fim de semana

Opção 32 do circuito paulista possibilita velocidades de até 140 km/h e médias de mais de 80 km/h na categoria KZ1, a mais rápida do torneio.

Os pilotos que disputarão a segunda rodada dupla do Campeonato Paulista de Kart enfrentarão neste sábado (2/6), no Kartódromo de Interlagos, as maiores médias de velocidade da temporada de 2007 do torneio estadual – que neste ano completa 41 anos de existência. E o motivo não é a introdução de nenhuma novidade técnica que faça aumentar a potência dos kart, mas sim o uso da opção de número 32 do traçado paulista, que permite velocidades máximas de até 140km/h e voltas a médias superiores a 80 km/h.

O circuito deste fim de semana tem 1.000 metros de extensão e é 150 metros menor que o traçado principal do kartódromo, mas elimina o sinuoso trecho correspondente às curvas “1ª do Esse” e “2ª do Esse”. O “atalho” utilizado logo após a Esplanada cria um longo trecho de aceleração plena e permite velocidades bem maiores que o usual no kartódromo paulista.

“Essa pista só não é mais rápida ainda porque estão sendo usadas duas chicanes, uma no lugar da Curva da Esplanada e outra no final da Reta da Arquibancada, que diminuem a velocidade final dos kart nestes trechos”, explicou o chefe de equipe e ex-piloto Marcello Santos, da Faster Motorsport, um dos times mais vitoriosos da competição.

Marcello é o responsável pelo kart do piloto Henrique Martins na categoria KZ1, que utiliza karts de 42 cv equipados com câmbio de seis marchar. A KZ1 é a categoria mais veloz da competição e permite que os pilotos percorram os 1.000 metros do circuito em cerca de 44s2. “A chicane no fim da Reta da Arquibancada elimina um dos melhores pontos de ultrapassagem do circuito, que á a freada da Curva da Balança, mas nem por isso as corridas deste fim de semana devem ser menos emocionantes. Há pelo menos dois outros pontos em que as trocas de posição são possíveis”, avaliou Marcello.

A segunda rodada dupla do Campeonato Paulista de Kart reunirá pilotos das categorias Kadet, Fireball Júnior, ROK Júnior, Sprinter, KZ1, Biland e Auto Market Endurance no Kartódromo de Interlagos. Os treinos classificatórios começam às 9h15 e as atividades no circuito seguem até as 17h00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *