Kart: Victor Caliman volta ao pódium na Copa São Paulo Light

Piloto faz excelente prova e conquista a terceira colocação.

O paulista Victor Caliman (Kart Mini / Marinho’s Motors / SulFiat / MotorBiz / PPK) disputou no último sábado (7) a nona etapa da Copa São Paulo Light, no Kartódromo Aldeia da Serra (SP).


 


Após um primeiro semestre de adaptação à categoria Sprinter “A”, acompanhada de uma série de problemas técnicos, o piloto vem obtendo bons resultados nas últimas etapas.


 


Neste final de semana, após dominar com folga os treinos da manhã, Caliman foi para a tomada de tempos como favorito à pole-position. Tudo corria bem e o piloto era o mais rápido da pista, até que a chuva, que já caía na região, apertou. Sem contar com um bom acerto para estas condições, Victor posicionou-se em sexto lugar no grid de largada.


 


Na corrida, já com pista seca, Caliman perdeu três posições na largada, mas recuperou-se logo em seguida. Com o equipamento “na mão” e manobras arrojadas, o piloto foi ganhando posições, uma missão difícil em uma categoria tão competitiva quanto a Sprinter “A”, que reúne alguns dos melhores e mais experientes pilotos de kart do país.


 


Victor chegou a ser aplaudido por preparadores, pilotos e expectadores ao protagonizar a mais bela ultrapassagem do final de semana, superando dois concorrentes de uma só vez, na freada forte da curva três da Aldeia da Serra.


 


Ao final, mesmo sendo mais rápido que seu companheiro de equipe, Fabiano Machado, Caliman preferiu não forçar uma ultrapassagem, pensando no campeonato, e terminou a prova em terceiro lugar. “Eu tinha que frear muito mais que o necessário na curva três e na variante que antecede a reta, para não bater no Fabiano. Mas ele é experiente e não me dava oportunidade de ultrapassagem, então preferi não arriscar.” comentou Victor, após a prova.


 


Além da grande competitividade dos adversários, a partir da metade da prova Caliman enfrentaria mais um problema: o cubo da roda traseira esquerda havia se deslocado cerca de 1,5 cm para dentro do eixo, prejudicando a performance do kart nas curvas. Ainda assim, o piloto manteve a pressão sobre Fabiano Machado até o final da bateria.


 


“Eu estou muito feliz com o resultado desta corrida. Temos feito muitos testes, investido no desenvolvimento de nosso equipamento e estamos recebendo um grande apoio da Kart Mini, sem o qual não poderíamos ser competitivos.” finalizou Caliman.


 


O próximo desafio de Victor Caliman será a etapa final da Copa São Paulo Light, disputada em rodada dupla, no mês de dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *