Mil Milhas Brasil: Chico Longo, Chico Serra e Daniel Serra confirmam presença

A Ferrari do Brasil confirmou, nesta semana, a participação dos pilotos Chico Longo, Chico Serra e Daniel Serra (Equipe JMB) nas Mil Milhas Brasil, que acontece no dia 10 de novembro, no Autódromo Municipal José Carlos Pace, Interlagos, em São Paulo. A equipe vai correr com o Ferrari F430 GT2.

Os pilotos Chico Longo e Daniel Serra já aceleraram o modelo F430 GT2, mas em circuitos europeus. Ambos participaram do Campeonato Internacional GT Open nos autódromos de Valencia, na Espanha, nos dias 19 e 20 de maio, e em Monza, na Itália, nos dias 6 e 7 de outubro. Nas duas corridas, eles terminaram na 11ª colocação, em quatro baterias disputadas.

“A GT Open é uma experiência fascinante. Competir em uma categoria de altíssimo nível com pilotos experientes, mais de 30 supermáquinas como Lamborghini Gallardo, Dodge Viper, Aston Martin, Porsche, Mosler MT 900R , Ferrari F360 Challenge e F430 GT2, e terminar as provas em 11ª colocação é como conseguir o primeiro lugar. As Mil Milhas Brasil, por sua vez, são um importante evento de automobilismo no país. Por isso, trouxemos o Ferrari F430 GT, um carro excelente para corridas de longa duração. Nosso objetivo é ficar entre os três primeiros”, antecipou  o piloto Chico Longo.

O modelo Ferrari F430 GT2 foi desenvolvido a partir do F430 Challenge, mas com peso a seco 125 Kg menor. O seu propulsor é um V8 a 90º, com 450 cavalos de potência máxima a 7.000 rpm. Este carro de corrida vai às pistas com pneus 285/645 (na frente) e 305/705 (na traseira), com rodas de aro de 18 polegadas.

Equipe: pilotos e direção técnica.

Chico Longo
Data de nascimento: 17/05/1964
O piloto Francisco Longo, 42 anos, além de promotor do Campeonato Brasileiro Maserati, é também um dos pilotos da categoria. Apaixonado por velocidade, em 2004 tornou-se piloto. Longo tem obtido bons resultados na temporada.  Encontra-se hoje, na temporada 2007, em 4º lugar. 

Na 5ª etapa do Campeonato Brasileiro Maserati, em Londrina, Chico Longo chegou a sua primeira vitória, depois de ter largado em 3º, com tempo de 1m24s164. Outro importante resultado foi o de Santa Cruz do Sul, onde fez a pole position (tempo de 1m27s111) e terminou a corrida em 3º lugar.

No ano passado, na 3ª temporada da categoria, Longo conquistou a pole position da 8ª etapa, no mais importante circuito brasileiro, o de Interlagos. Ele cravou 1m48s248. Ainda em 2006, na 5ª etapa em Tarumã, o piloto largou em 3º lugar (tempo de 1m09s643) e chegou na 2ª colocação. Em 2005, o resultado mais importante, por ele obtido, foi o de Brasília, 2ª etapa daquele ano, quando chegou em 2º lugar.

Junto com seu companheiro de equipe Daniel Serra, em 2006 participou das provas de longa duração das Mil Milhas Brasil com uma Maserati Trofeo Light e também dos 500 Km de Interlagos, corrida em que a dupla obteve o 2º lugar na categoria e na geral. No mesmo ano participou das 3 horas de Curitiba, ocasião em que conseguiu o 1º lugar com a equipe da Maserati Competições.

No início de 2007 marcou presença nos circuitos internacionais de Valencia, na Espanha, e Monza, na Itália como piloto do campeonato GT Open.

Chico Serra
Data de nascimento : 03/03/1957
Chico Serra completa 30 anos de corridas de automóveis como um dos pilotos mais vitoriosos do automobilismo brasileiro. Como a maioria dos pilotos, Chico Serra iniciou carreira no kart, aos 15 anos de idade, categoria que o levou a conquistar o tricampeonato paulista e os títulos de campeão brasileiro e de campeão nacional. Nos cinco anos de kart que disputou (entre 1972 e 1976) adquiriu a experiência necessária para estrear na Fórmula Vê, na qual ganhou os títulos de campeão paulista e de vice-campeão brasileiro.

Em 1977, Chico Serra foi para a Inglaterra em busca de categorias internacionais. Ele chegou à Fórmula Ford, considerada na época a porta de entrada para o automobilismo europeu. Foram 23 vitórias e os títulos de campeão inglês e de campeão do Festival Mundial, que reuniu 170 pilotos de vários continentes. Com 21 anos de idade, em 1978 ingressou na Fórmula 3, com um carro March e em dois anos de corridas registrou 14 vitórias e a conquista do título de vice-campeão inglês. Dois anos depois (1980), participou da temporada de Fórmula 2, na qual obteve a sétima posição.

O passo seguinte foi a Fórmula 1, como piloto da equipe Copersucar. Foram dois anos de experiência numa fase em que a equipe já apresentava dificuldades. Posteriormente, competiu na equipe Arrows e também participou de provas internacionais de outras categorias.

Depois de sua fase internacional, Chico Serra regressou ao Brasil. Suas corridas foram dedicadas ao Campeonato Brasileiro de Marcas, com carros Fiat, que lhe deram um título de vice-campeão brasileiro. Na Stock Car, Chico Serra tornou-se uma das principais atrações, com 32 vitórias, 23 pole positions e o tricampeonato, em 1999, 2000 e 2001, além de três vice-campeonatos. Sua vitória mais recente foi em Brasília, no dia 24 de setembro, quando registrou, ao lado do filho Daniel, um fato inédito no automobilismo brasileiro. Vitórias de pai e filho, na mesma pista e no mesmo dia, nas corridas de Stock Car V8 e Stock Car V8 Light.

Em 2004, com início do Campeonato Brasileiro Maserati o piloto integrou na equipe como diretor esportivo da categoria. Hoje Chico Serra divide seu tempo como diretor de Maserati Competições e como piloto da Stock Car Nextel. E confirmou presença como piloto da equipe, juntamente com seu filho Daniel Serra e Chico Longo para Mil Milhas Brasil 2007.

Daniel Serra
Data de nascimento: 24/03/1984
Jovem e experiente, o piloto paulista Daniel Serra, 23 anos, começou no automobilismo em 1998, ano em que foi campeão da Copa Birel de Kart. Um ano depois ganhou a corrida dos 1000 km de kart. Durante os anos de 2000 e 2001, ficou com as posições de vice-campeão e 6º colocação do Campeonato Paulista de Kart. Em 2002, o piloto – em busca de novos desafios profissionais – disputou duas provas da Fórmula Chevrolet. Após ótimo desempenho nas provas, com uma vitória e um terceiro lugar, abandonou a categoria para ingressar no Campeonato Brasileiro Fórmula Renault – 2003, onde conseguiu o 7º lugar da prova.

No ano seguinte, passou a integrar a equipe da Maserati Competições como instrutor esportivo dos gentlemen drivers, atuando também no Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault, temporada em que terminou em 2º lugar. No mesmo ano levou o Troféu Capacete de Ouro na categoria “Melhor Piloto de Fórmula”. Para adquirir experiência internacional, participou da temporada 2005 do Campeonato Europeu de Fórmula Renault e foi campeão no desafio das Estrelas de Kart.

Em 2006, Daniel Serra entrou para o quadro de pilotos da marca do Tridente, junto com o piloto Francisco Longo. A dupla competiu nas Mil Milhas Brasil, pilotando a Trofeo Light. Participou também com o modelo Trofeo Light dos 500 Km de Interlagos, prova em que a equipe obteve o 2º lugar e em novembro do mesmo ano a equipe venceu as 3Horas de Curitiba. Na Stock Car Light, o piloto foi vice-campeão pela equipe WB Motor Sport.

No início de 2007, Daniel Serra e Francisco Longo participaram pela primeira vez da prova Internacional GT Open com o modelo Ferrari 430 GT2, no circuito de Valencia, na Espanha, e em Monza, na Itália.

A direção técnica da equipe está sob o comando de Hilton Lellis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *