Pick-Up: Belo Horizonte entra na rota do automobilismo nacional

Cidade recebe neste fim de semana a segunda etapa da Pick-up Racing, a “filha mais nova” da famÁ­lia Stock Car. Desclassificação de Salustiano muda Campeonato.

Berço de pilotos como Cristiano da Matta, Bruno Junqueira e Clemente Faria Júnior, Minas Gerais ficou fora dos grandes eventos automobilÁ­sticos nacionais nas últimas décadas, em virtude da inexistência de autódromos no estado. Com a inauguração do Mega Space no ano passado, esse panorama começa a mudar.

A primeira grande competição nacional a desembarcar na capital mineira é a Copa Web Motors Pick-up Racing, que realiza a segunda etapa de 2008 neste domingo (8 de junho), com transmissão ao vivo pela Rede Vida, a partir das 13 horas.

Categoria criada em 2001, a competição, que passou a ser organizada pela Vicar neste ano, reúne na pista os modelos Chevrolet S10 e Mitsubishi L200, equipados com motor de 350 cavalos e a mesma estrutura (chassi, câmbio, diferencial e motor) dos carros da Stock Car. Na etapa de abertura, realizada em Interlagos há dois meses, o vencedor foi Gustavo Sondermann (Banco Sofisa / Colonial Racing / CHT-Bezema), da equipe Gramacho/Stedile (Bepo).

Ele chega a Minas Gerais pensando em manter a ponta da tabela. â€œÉ um circuito curto e desconhecido para todos. Mas com o nÁ­vel técnico dos pilotos, após o primeiro treino todos estarão com a ‘mão’ da pista. Mais uma vez, a corrida deve ser muito equilibrada”, prevê o lÁ­der da temporada.

O circuito localizado em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, possui 1.474 metros de extensão, com largura mÁ­nima de 12 metros e máxima de 16 metros. É no sentido anti-horário e possui seis curvas (duas Á  direita e quatro Á  esquerda). Além disso, o Mega Space é o único autódromo brasileiro totalmente iluminado.

Pelo fato de ser o traçado mais curto do Brasil atualmente, a organização do evento, em conjunto com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), decidiu mudar o formato da prova. Nos treinos livres e no classificatório de sábado haverá uma divisão dos pilotos em dois grupos, com limite de 22 voltas por carro.

No domingo, o público será o maior beneficiado, já que serão realizadas três corridas. As duas primeiras serão baterias classificatórias, com 25 minutos cada. Os nove melhores de cada uma participam da prova final, que terá 30 minutos de duração e valerá pontos para o Campeonato.

“Salu” é desclassificado

Segundo colocado na etapa de abertura da Copa Web Motors Pick-up Racing, o piloto Paulo Salustiano foi punido pela CBA após ser pego no exame antidoping por uso de substância proibida. Com a punição de 30 dias, perdeu os pontos que conquistou nas etapas de São Paulo (tanto na Copa Vicar quanto na Pick-up Racing) e BrasÁ­lia (Copa Vicar).

Na Pick-up Racing, Gustavo Sondermann segue lÁ­der e o companheiro de equipe dele na Gramacho Stedile, Thiago Riberi, sobe para a vice-liderança do Campeonato, seguido pelo gaúcho Vitor Genz.

CLASSIFICAÇÁƒO – 10 primeiros
1 – Gustavo Sondermann, SP, Chevrolet – 25 pontos
2 – Thiago Riberi, SP, Chevrolet – 20
3 – Vitor Genz, RS, Mitsubishi – 16
4 – João Federowicz, RJ, Chevrolet – 14
5 – Dudu Massa, SP, Chevrolet – 12
6 – Kau Machado, PR, Chevrolet – 10
7 – Carlo Kain, SP, Chevrolet – 9
8 – Anderson Toso, RS, Mitsubishi – 8
9 – Herberto Heinen, RS, Chevrolet – 7
10 – Rafael Iserhard, RS, Mitsubishi – 6 pontos