Pick-Up: Equipe Vidroforte Motorsports pronta para o primeiro desafio da temporada

Os irmãos Dado e Herberto Heinen serão companheiros de equipe.

A Equipe Vidroforte Motorsports Bicampeã da Pick-up Racing alinhava os últimos detalhes para a estréia da nova formatação da categoria, no dia 13 de abril, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em São Paulo. O piloto Eduardo “Dado” Heinen (Vidroforte/Templex/Mahle), este ano terá como companheiro seu irmão Herberto Heinen. “A expectativa é muito grande para esta primeira prova, já que a categoria está toda reformulada. A vontade de acelerar depois de três meses fora das pistas é enorme”, destacou Dado.

Herberto fará sua segunda temporada na Pick-up Racing, piloto experiente ele que já correu na Fórmula Truck e espera um ano ainda mais competitivo. “Ano passado foi minha estréia na Pick-up Racing e consegui uma vitória e bons resultados. Este ano espero resultados ainda mais expressivos”, garantiu. Para os dois irmãos, que já foram companheiros de equipe quando participavam da Stock Car, correr juntos tem um sabor especial. “A convivência na pista é muito gratificante”, declarou Dado.

A Pick-up Racing

Pick-up Racing fará sua estréia com a nova formatação no Circuito de Interlagos, fazendo parte do evento da Copa Nextel Stock Car, com a organização da Vicar Promoções Desportivas.

Com oito etapas previstas no perÁ­odo entre abril e dezembro, seguirá o mesmo conceito da principal categoria do automobilismo nacional – a Copa Nextel Stock Car. As pick-ups receberam uma padronização com chassis tubulares, motorização, câmbio e demais elementos mecânicos.  Inspirada na Nascar Truck Series, a Pick Up Racing surgiu no Brasil em 1999 utilizando os modelos Chevrolet S10, Dodge Dakota e Ford Ranger. Na temporada 2007, uma nova marca entrou na competição: a Agrale Marruá. Homologada oficialmente pela Confederação Brasileira de Automobilismo em 2000, a categoria fez sua primeira prova oficial em 8 de abril de 2001, em Tarumã, Região Metropolitana de Porto Alegre (RS).

Em 2002, se tornou a primeira categoria do automobilismo mundial a utilizar o gás natural veicular (GNV) como combustÁ­vel, numa iniciativa conjunta com a Petrobras Distribuidora. Em 2006, a competição passou a utilizar álcool, que, somado ao sistema bi-turbo que já era utilizado nos motores movidos a GNV, deixou o carro com aproximadamente 400 cavalos de potência.

Ficha Técnica da Pick-Up Racing 2008:

• Suspensão: Independente com triângulos duplos e molas helicoidais com barras estabilizadoras
• Os amortecedores são hidráulicos, únicos e lacrados, fornecidos junto com o carro.
• Direção: Do tipo pinhão e cremalheira com acionamento hidráulico através de bomba elétrica
• Rodas: Binno 10,5 x 18 polegadas
• Pneus: 285/645 VR18 (dianteiros e traseiros)
• Freios: A disco nas quatro rodas
• Motor: Oito cilindros em V, com 330 HP de potência, 5.500 rpm e 5.700 cc (5,7 litros), cabeçote de alumÁ­nio, alimentação de combustÁ­vel por um carburador quádruplo (quadrijet) e cárter seco
• Câmbio: Eaton de 5 marchas para frente e a ré
• CombustÁ­vel: Gasolina
• Tanque de combustÁ­vel: Especial para competição, composto por container de borracha preenchido com espuma de alta densidade (opcional) e container de aço provido de válvulas de segurança inclusive para o caso de capotagens. Capacidade: 85 litros
• Chassi: Tubular, de tubos de cromo-molibdênio e com chapas de aço, chapas de alumÁ­nio e revestimento anti-chama
• Carroceria: ConstruÁ­da em fibra de vidro reforçada
• Peso mÁ­nimo: em torno de 1.250 kg com o piloto a bordo vestindo macacão, luvas, sapatilhas e capacete e com os recepientes de fluÁ­dos (óleos, água, combustÁ­vel, etc.) cheios.
• Velocidade Máxima estimada: 240 km/h

Brasileiro de Pick Up Racing

Etapa 1  13/04  Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo – SP)
Etapa 2  08/06  Autódromo de Santa Luzia (Belo Horizonte  MG)
Etapa 3  05/07  Autódromo Internacional de Campo Grande (Campo Grande – MS)  sábado
Etapa 4  10/08  Autódromo Ayrton Senna (Caruaru  PE)
Etapa 5  17/08  Autódromo VirgÁ­lio Távora (Eusébio – CE)
Etapa 6  21/09  Autódromo Internacional de Curitiba (Pinhais – PR)
Etapa 7  23/11  Autódromo Internacional de Tarumã (Viamão – RS)
Etapa 8  07/12  Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo – SP)