Porsche Supercup: NonÁ´ Figueiredo corre etapa da Porsche Mobil 1 Supercup em Monza

Felipe Massa e Felipe Nasr não serão os únicos representantes do automobilismo brasileiro no final de semana do GP da Itália de F1. NonÁ´ Figueiredo está inscrito com o carro #16 para a corrida da Porsche Mobil 1 Supercup, prova integrante da programação oficial do maior evento mundial do esporte a motor no tradicionalÁ­ssimo circuito de Monza entre 6 e 8 de setembro.

Recordista de largadas na Stock Car entre os atuais integrantes do grid (177 provas), NonÁ´ irá pilotar na Itália um dos carros da equipe alemã Project 1. A escuderia lidera o campeonato da Porsche Mobil 1 Supercup, com o piloto inglês Sean Edwards após 6 das 9 etapas programadas para a temporada 2013. NonÁ´ pilotará o carro que foi guiado pelo piloto de rally Sebastien Ogier na etapa de MÁ´naco.

“Estou muito empolgado por correr mais uma vez no exterior e agradeço Á  Henkel e Á  Porsche Cup pelo apoio na viabilização desse projeto. Tenho uma década de história competindo de Porsche. Mais que a oportunidade de correr um evento de primeira linha do automobilismo mundial, vou motivado para pilotar o novo Porsche 911 GT3 Cup. Espero trazer para o Brasil a maior quantidade de informações sobre a nova geração do carro, que fará sua estreia na temporada 2014 da Porsche GT3 Cup Challenge no Brasil”, afirma o piloto.

O elo entre NonÁ´ Figueiredo e a mÁ­tica marca alemã remonta a 2004, quando ele foi vice-campeão das Mil Milhas Brasileiras pilotando um Porsche GT3 RS “996”. Desde então a parceria protagonizou diversas outras corridas internacionais, com destaques para a vitória na etapa inaugural da Top Series no circuito usado pela F-Indy no Anhembi em 2012 e para a pioneira participação de uma equipe 100% brasileira com dois carros nas tradicionais 24 Horas de Daytona, correndo pela Dener Motorsports no inÁ­cio da atual temporada.

Além de competir pela Porsche, NonÁ´ exerce desde 2009 a função de piloto-consultor da Porsche GT3 Cup Challenge no Brasil. Entre suas atribuições estão: testar os carros da categoria nacional e buscar um acerto padronizado entre eles, promover treinos em pistas com novatos para acelerar o processo de aprendizado e estabelecer a chamada “volta referência”, usada como base para todos os pilotos em todos os circuitos.

“É muito oportuna a participação do NonÁ´ na etapa de Monza da Porsche Mobil 1 Supercup justamente por conjugar essas duas frentes, de competidor e consultor”, avalia o diretor da Porsche GT3 Cup Challenge no Brasil, Dener Pires. “Além de competir numa equipe de ponta, ele vai testar o carro novo em primeira mão e trazer essa experiência para o Brasil.”

É justamente por essa razão que o piloto não vai sozinho para a Itália.

Além do próprio Dener, NonÁ´ será acompanhado em Monza pelo engenheiro e ex-piloto VinÁ­cius Quadros, que foi recentemente enviado a Budapeste (Hungria) para uma instrução teórica sobre a nova geração do bólido, a “991”.

“Será importante trabalhar junto com um time que já desenvolve o carro ao longo do ano. Deve nos ensinar bastante tanto na parte aerodinâmica (acertos de suspensão e geometria) quanto na parte de manutenções”, afirma VinÁ­cius. “Outro fator muito positivo será trabalhar com o NonÁ´ nos setups e estratégias para todo o final de semana e assim buscarmos um resultado positivo”, acrescenta o engenheiro.

Ele destaca também o tamanho do desafio que aguarda a dupla no aspecto esportivo: “Em Monza, o NonÁ´ andará muito pouco com o carro antes da classificação: terá apenas um treino de 45 minutos para se acostumar com os pneus e definir o acerto. Então teremos que fazer um trabalho muito bem focado fora da pista, analisando todos os dados para colocar o melhor em prática na tomada de tempo e na corrida”.

De quebra, a participação na Porsche Mobil 1 Supercup em Monza vai encher o calendário do piloto no mês de setembro. Neste domingo, NonÁ´ corre a oitava etapa da Stock Car em Cascavel, de onde embarca diretamente para a Europa. Após o compromisso na Itália, o piloto retorna imediatamente ao Brasil para disputar no domingo seguinte outra prova da categoria nacional, no circuito gaúcho do Velopark.

FICHA TÉCNICA
Modelo: Porsche 911 GT3 Cup
Geração: 991
Motor: Boxer de 6 cilindros de alumÁ­nio, com 4 válvulas por cilindro
Potência: 460 HP
Gerenciamento eletrÁ´nico do motor: Bosch MS 4.6
Transmissão: Câmbio sequencial Porsche de 6 marchas
Rodas: Porsche Design em liga leve e fixação única
Pneus: Michelin