Rally: Começa o Paulista Off-Road

Cerca de cinquenta vão percorrer 160 quilômetros do trajeto, que inclui estradas vicinais da região, na primeira etapa do campeonato.

Nesta sexta será dada a largada para a primeira etapa do Campeonato Paulista de Regularidade Off-Road 2008. É o quinto ano da competição, que terá seis etapas até o final do ano. Trinta e seis equipes participam da disputa nas categorias Super Máster, Graduados e Turismo, e largam às 9 horas da manhã da frente do Espaço Gastronômico Parolo (Av. Charles Schneider, 1515 – em frente ao Taubaté Shopping), em Taubaté.

Ao todo, pilotos e navegadores terão 160 quilômetros de percurso, que passam por estradas vicinais e propriedades particulares de Taubaté e São Luís do Paraitinga.

As provas navegadas ocorrem, na maior parte, em fazendas de reflorestamento. No momento, as condições do trajeto estão boas, mas com a previsão de pancadas de chuvas para este sábado, o piso de terra batida pode ter um pouco de lama, deixando a prova mais apimentada. Já os deslocamentos ocorrem em estradas e rodovias pavimentadas da região.

Os trabalhos começaram com o briefing obrigatório e as vistorias, que devem encerram um pouco antes da largada.

Liberações – Para as equipes das categorias Super Máster e Graduados é liberado o uso de qualquer tipo de instrumento de navegação, inclusive integrado. Já para os carros de turismo, apenas o odômetro eletrônico acoplado ao veículo, calculadoras programáveis e GPS estão permitidos.

Outros estados – Embora o caráter do torneio seja estadual, equipes de outros estados despertaram o interesse na disputa e se deslocam de suas bases. É prevista a participação de equipes de seis estados brasileiros. Para a maioria desses competidores, a qualidade técnica da prova e sua organização foram os principais fatores para que viessem disputar o título. “Teremos a oportunidade de acelerar forte tendo como adversários as melhores duplas do Brasil. Poderemos aprender e aprimorar nossos conhecimentos e melhorar nosso desempenho”, afirma o piloto fluminense Ricardo Barra, que pela primeira vez participa da prova ao lado do navegador Ronald Leis.

Evolução e competidores: Ao todo, estima-se a participação de cerca de 50 carros nesta primeira etapa. O destaque fica por conta da Categoria Super Máster, que aumentou o número de competidores para 15 duplas – nas últimas provas eram apenas três.

“Apesar das dificuldades enfrentadas para a realização deste evento, o desenvolvimento da modalidade é palpável, pois atrai equipes de outros estados. A realização do Campeonato Paulista juntamente com o Brasileiro é um diferencial e atrai novos competidores, dispostos a encarar o desafio”, afirma Clayton Prado, diretor do evento.

A competição é supervisionada pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP). O calendário deste ano prevê sete etapas (Taubaté, Franca (válida pelo Brasileiro), Salto, Sorocaba, Guarulhos, Guararema, São Luís do Paraitinga).

Inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo site www.paulistaoffroad.com.

Cronograma:

22/02/08 – Sexta-feira
19h00 – Início das vistorias técnicas, secretaria de prova.
21h30 – Briefing obrigatório (sem confirmação de presença).

23/02/08 ¬ Sábado
07h30 – Início das vistorias técnicas, secretaria de prova.
09h01 – Largada Técnica
Espaço Gastronômico Parolo
(Av. Charles Schneider, 1515 – em frente ao Taubaté Shopping)
14h00 – Inicio da chegada e almoço de premiação
17h30 – Divulgação dos resultados
18h00 – Encerramento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *