Rally Dakar: Dakar chega Á  37ª edição com números impressionantes

Além do desafio nas trilhas, principal competição off-road do mundo promove impactos econÁ´micos e realiza ações socioambientais por onde passa

Na 37ª edição, o Rally Dakar tem muita história para contar e os números da principal competição off-road do planeta impressionam. A prova de 2015 reunirá 665 competidores de 53 nacionalidades, em quatro categorias. Serão 414 veÁ­culos, sendo 164 motos, 48 quadriciclos, 138 carros e 64 caminhões. A largada será no próximo dia 4, em Buenos Aires, na Argentina.

A sétima edição do Dakar na América do Sul terá 13 etapas, com percurso total de 9.295 km total para as motos e quadris, sendo 4.752 km de trajetos cronometrados; 9.111 km para os carros, com 4.578 km de especiais; e 8.159 km para os caminhões, sendo 3.759 km de trechos cronometrados.

Em 2014, o Dakar contou com um público de 3,9 milhões de pessoas, sendo 2,5 milhões na Argentina; 1 milhão no Chile e 410 mil na BolÁ­via. Um dos destaques foi a multidão reunida em Rosário para a largada promocional. Segundo estimativa da polÁ­cia local, cerca de um milhão de pessoas assistiram nas ruas Á  apresentação de todos competidores que encararam o desafio.

Cobertura de mÁ­dia e imprensa
Na última edição do Rali Dakar, 70 emissoras de televisão de 190 paÁ­ses distribuÁ­ram imagens da competição. Foram mais de 1.200 horas de cobertura, o que se estima um valor de 420 milhões de dólares. Cerca de dois mil jornalistas se credenciaram para o evento, que contou com o acompanhamento de 300 profissionais da comunicação durante toda a jornada.

Internet e redes sociais
O Dakar atrai apaixonados pela competição em todo o mundo. O site oficial conta com 78 milhões de page views e 7,2 milhões de visitantes únicos. São 4,6 milhões de vÁ­deos assistidos. A página no Facebook reúne mais de um milhão de fãs. No Twitter são quase 170 mil seguidores; no Instagram, 35 mil e os aplicativos de celular contam com 508 mil downloads.

Impactos econÁ´micos
Nos três paÁ­ses por onde passou em 2014, Argentina, BolÁ­via e Chile, o Rally Dakar promoveu ao todo um impacto econÁ´mico de 252,3 milhões de dólares. Segundo um estudo de 2013 sobre a sensibilização do público de sete paÁ­ses (França, Espanha, Holanda, Reino Unido, México, Austrália e África do Sul), mais de dois terços das pessoas disseram conhecer o Dakar. Desses, mais da metade afirmou que gostaria de viajar para alguns dos paÁ­ses-sede devido Á s imagens transmitidas.

Ações sociais e ambientais
Nos últimos cinco anos, o Rally Dakar compensa todas suas emissões diretas de carbono. Desde 2011, 460 mil dólares foram investidos no projeto “Madre de Dios” para reflorestamento da parte peruana da AmazÁ´nia. Cerca de 120 mil hectares de florestas já foram salvos. Outra ação é a “Um Techo”, focado na construção de moradias e um milhão de dólares foi doado pelo Dakar e seus competidores desde 2009.