Rally Dakar: Peterhansel/ Cottret fazem o melhor tempo na quinta especial

Quando o Rally Dakar entrou definitivamente no território chileno e no Deserto do Atacama, Stéphane Peterhansel usou sua experiência para fazer diferença na quinta especial e conquistou a primeira vitória. Apesar de a liderança ainda estar com Carlos Sainz, o francês subiu para o segundo lugar, diminuindo a vantagem do espanhol na categoria.

Peterhansel largou em terceiro e com uma pilotagem ousada, logo colocou seu BMW em primeiro nas parciais. Ao final dos 423 quilômetros do trecho cronometrado, Nasser Al-Attiyah encostou diminuindo a vantagem do francês, mas não houve tempo para a ultrapassagem, deixando o piloto do Qatar em segundo.

“Conseguimos ultrapassar Al-Attiyah e Sainz ao aproveitar um erro de navegação deles. Depois foi a nossa vez e cometi um pequeno erro que nos deixou próximos”, explicou o vencedor sobre o percurso da quinta-feira. “A corrida é muito equilibrada, os três primeiros colocados têm menos de três minutos de distância. Espero que continue assim até o dia de descanso”, completou.

Liderando a categoria, Sainz foi o terceiro colocado, seu pior resultado no Dakar 2011. O Volkswagen cruzou a linha de chegada 3min15 depois dos vencedores da etapa. Giniel de Villiers teve problemas durante o trajeto em Iquique e ficou com o quarto lugar.

20min42 após a passagem de Peter, Mark Miller conseguiu terminar a quinta especial da competição. O piloto norte-americano demorou 4h54min01 para guiar seu Volkswagen até a linha de chegada, localizada em uma descida de montanha, com a recompensadora vista para o mar.

Brasileiros
Guilherme Spinelli e Youssef Haddad não tiveram dificuldades ao encarar os primeiros trechos do deserto. A dupla conseguiu o oitavo lugar, mantendo-se entre os top 10. Na especial o tempo foi de 5h10min23.

O Mitsubishi conseguiu manter a colocação final da quarta etapa, o oitavo posto no tempo acumulado. São 17h19min22, com diferença de 1h33min34 para os líderes espanhóis.

Após um percurso repleto de areia e pedra, alternando trechos de baixa e média velocidade, os competidores se preparam para enfrentar as dunas que levam até a cidade de Arica. Serão 265 quilômetros se deslocando antes da especial de 456 quilômetros.

Rally Dakar – Carros
Resultados da quinta especial
1. Stéphane Peterhansel/ Jean-Paul Cottret (FRA) – 4h33min19
2. Nasser Al-Attiyah (QAT)/ Timo Gottschalk (ALE) – 4h34min43
3. Carlos Sainz/ Lucas Cruz (ESP) – 4h36min34
4. Giniel de Villiers (AFS)/ Dirk Von Zitzewitz (ALE) – 4h38min40
5. Mark Miller (EUA)/ Ralph Pitchford (AFS) – 4h54min01

Classificação após cinco etapas
1. Carlos Sainz/ Lucas Cruz (ESP) – 15h45min48
2. Stéphane Peterhansel/ Jean-Paul Cottret (FRA) -15h48min14
3. Nasser Al-Attiyah (QAT)/ Timo Gottschalk (ALE) – 15h48min21
4. Giniel de Villiers (AFS)/ Dirk Von Zitzewitz (ALE) – 16h07min08
5. Krzysztof Holowczyc (POL)/ Jean-Marc Fortin (BEL) – 16h33min41

Fonte: Gazeta Esportiva.Net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *