Rally dos Sertões: Corrida encerra com grande festa nas dunas de Natal

Com presença de cinco mil pessoas, chegada dos campeões aconteceu na Lagoa do Pitangui, um dos mais belos cartões-postais do Nordeste brasileiro.

A 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões apresentou números fantásticos: mais de cinco mil pessoas envolvidas diretamente, 5.056 quilÁ´metros, 190 competidores, 200 jornalistas, 10 dias e sete Estados do paÁ­s – Goiás, Tocantis, Bahia, Pernambuco, Ceará, ParaÁ­ba e Rio Grande do Norte. No encerramento do grande evento, nesta sexta-feira (03), um cenário perfeito: a Lagoa do Pitangui, a 30 quilÁ´metros do centro de Natal, um cenário idÁ­lico e também um dos principais cartões-postais potiguares.

Após dez durÁ­ssimas etapas de competição, na maior aventura brasileira, carros, caminhões, quadriciclos e motos foram recebidos de forma calorosa na capital do Rio Grande do Norte. Um prime (disputa em alta velocidade no estilo ponto a ponto) promocional e a rampa de chegada foram estrategicamente colocados em um dos pontos turÁ­sticos mais freqüentados de Natal, proporcionando cenas inesquecÁ­veis a competidores, organizadores e público presente.

O público cercava os competidores depois que estes chegavam e saÁ­am de seus veÁ­culos. Os mais assediados, como era de se esperar, foram os pilotos da super equipe Volkswagen, como o bicampeão mundial de rally de velocidade Carlos Sainz, que foi o grande vencedor do Sertões 2009.

“Descobrimos um lugar para a chegada que acabou se constituindo no cenário ideal para um final em clima de confraternização e festa. Espero assim agradecer o apoio e o carinho do povo do Rio Grande do Norte e de todos os envolvidos na corrida”, comentou Marcos Moraes, diretos presidente da Dunas Race, organizadora da competição.

Para prestigiar a chegada dos campeões, cerca de cinco mil pessoas compareceram ao local. Além de ver máquinas e pilotos de perto, o público ganhou brindes e também aproveitou a estrutura montada no local, com banheiros quÁ­micos, loja oficial, estandes de patrocinadores e camarotes para convidados.

Empolgação com as crianças – A empolgação do público cativou os competidores. Muitos dos inscritos na prova estavam emocionados simplesmente por terem conseguido terminar a maratona de mais de 5 mil quilÁ´metros. Vice-campeão do Rally dos Sertões 2009, o catarense Nasser Al-Attiyah, que competiu ao lado do alemão Timo Gottschalk em um Volkswagen Race Touareg 2. Muito simpático, ele brincou com as crianças presentes, tirou fotos e distribuiu brindes de sua equipe. Depois, fez uma declaração de amor:

“Eu adoro o Brasil e o povo brasileiro”, disparou, revelando que esta é sua quarta visita ao PaÁ­s, mas a primeira feita profissionalmente. “É muito legal ficar perto do público daqui e espero voltar em 2010 para viver novamente esta incrÁ­vel experiência. A corrida foi sensacional”, disse o vice-campeão.