Rally dos Sertões: Diário de Viagem: Paulo e Alcides Polido (9° dia)

Dupla da Medley atinge objetivo e completa o Rally dos Sertões.

Após nove árduos dias, conseguimos atingir nosso maior desafio, que era chegar aqui em Porto Seguro e subir a rampa de chegada do Rally dos Sertões. Não temos como explicar, a emoção foi muito grande, indescritÁ­vel! Todos os sentimentos possÁ­veis passaram pelas nossas cabeças quando avistamos a chegada a poucos metros de nós.

Porém, como um bom filme, o final não poderia ter sido mais dramático. Sem embreagem, detectamos no inÁ­cio da especial um trinco no bloco do motor, o que nos deixou sem óleo. Por pouco, nosso sonho não acabou a 130 quilÁ´metros da chegada, mas os mecânicos analisaram o carro e disseram que, se andássemos na manha, apenas pensando em terminar, nós conseguirÁ­amos.

Podemos dizer que estamos com nossa missão cumprida. Mesmo com tantos percalços, como a quebra do diferencial, que nos custou três dias, da embreagem, e o trinco no motor, conseguimos completar o Rally na frente até de muitas equipes de fábrica, que dispunham de uma estrutura bem maior que a nossa, mas ficaram pelo caminho. Levaremos muitas lições de vida desses nove dias. Com muita força de vontade, conseguimos enfrentar obstáculos que pareciam bem simples, mas muito complicados para os deficientes fÁ­sicos, como a quebra de um andador e a perda da cadeira, nos primeiros dias.

Hoje é dia de festa por aqui e vamos celebrar bastante, mas amanhã já estaremos pensando no próximo Rally dos Sertões. Nestes nove dias que se passaram, aprendemos muito e voltaremos forte para a edição do ano que vem, onde esperamos conseguir um desempenho melhor ainda, depois deste batismo de fogo!

Paulo e Alcides Polido

* – Paulo Polido (Medley) é o primeiro piloto deficiente fÁ­sico a participar do Rally dos Sertões. Paraplégico desde os 19 anos, Paulo participa do grupo do protocolo de células-tronco do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da USP e está Á  frente da ONG Viqui (Viver com Igualdade, Qualidade e Integridade), que luta pela causa do deficiente.